Correio do Povo

Porto Alegre, 19 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
14º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

06/12/2013 07:41 - Atualizado em 06/12/2013 07:52

África do Sul inicia preparativos para funeral de Mandela

Familiares de ex-presidente agradeceram apoio

África do Sul inicia preparativos para funeral de Mandela <br /><b>Crédito: </b> Shaun Curry / AFP / CP
África do Sul inicia preparativos para funeral de Mandela
Crédito: Shaun Curry / AFP / CP
África do Sul inicia preparativos para funeral de Mandela
Crédito: Shaun Curry / AFP / CP

Os preparativos para o funeral de Estado do herói da libertação da África do Sul, Nelson Mandela, que morreu nessa quinta-feira aos 95 anos, começaram nesta sexta-feira, com o mundo inteiro de luto. Vários chefes de Estado, incluindo o presidente americano Barack Obama, e celebridades amigas do ex-presidente sul-africano, como Oprah Winfrey e o casal Bill e Hillary Clinton, comparecerão ao funeral.

A data do sepultamento foi marcada para 21 de dezembro, mas algumas pessoas pedem a antecipação para o dia 16, data da Reconciliação na África do Sul, um feriado. Mais detalhes devem ser divulgados nesta sexta-feira. A reunião de líderes do mundo será uma das mais importantes na África do Sul desde que Mandela tomou posse como o primeiro presidente negro do país, em 1994. 

O corpo de Mandela, que faleceu após uma prolongada luta contra uma infecção pulmonar, permanecerá na sede do governo, em Pretória, a capital. Um período de luto precederá o funeral de Mandela, durante o qual as bandeiras do país permanecerão a meio mastro.

Os sul-africanos devem homenagear o ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz em todo o país, incluindo o estádio Soccer City de Johannesburgo, onde foi disputada a final da Copa do Mundo de 2010, onde Mandela fez sua última aparição pública. O Parlamento será convocado durante o período de recesso para uma sessão especial conjunta em homenagem a Mandela.

Depois de uma cerimônia oficial estatal em Pretória, o corpo será transportado de avião para a província de Cabo, na zona rural onde nasceu e foi criado. Mandela será enterrado em uma cerimônia privada em Qunu, ao lado dos túmulos de familiares.

Família de Mandela agradece apoio nacional e internacional

Mandla Mandela, o mais velho dos netos de Nelson Mandela, agradeceu nesta sexta-feira em nome da família
aos sul-africanos e ao mundo inteiro pelas mensagens de apoio recebidas após a morte, quinta-feira à noite, do herói da luta contra o apartheid.

"Agradeço profundamente o apoio nacional e internacional que nossa família tem recebido durante os prolongados problemas de saúde de Madiba. Em nossa família, reconhecemos que Madiba não pertence apenas a nós, pertence ao mundo inteiro", afirma um comunicado de Mandla, que usa o nome do clã do avô, utilizado carinhosamente pela maioria dos sul-africanos. "As mensagens que recebemos desde a noite de ontem nos animam", completou o neto de Mandela.

Veja galeria de fotos:






Bookmark and Share


Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.