Correio do Povo

Porto Alegre, 16 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
28ºC
Amanhã
19º 29º


Faça sua Busca


Notícias > Ensino

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

06/12/2013 19:58 - Atualizado em 06/12/2013 20:07

Ufrgs é avaliada como melhor do País pelo segundo ano seguido

Cinco gaúchas, quatro públicas e uma privada, aparecem no ranking das 30 com maior nota

A Faculdade de Medicina da UFRGS localiza-se próximo à Redenção<br /><b>Crédito: </b> Arquivo / CP
A Faculdade de Medicina da UFRGS localiza-se próximo à Redenção
Crédito: Arquivo / CP
A Faculdade de Medicina da UFRGS localiza-se próximo à Redenção
Crédito: Arquivo / CP

Com nota 4,28 no Índice Geral de Cursos (IGC), que corresponde ao conceito máximo 5 em avaliação realizada pelo Ministério da Educação, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) manteve a liderança no levantamento e foi eleita a melhor do Brasil pelo segundo ano consecutivo.

O IGC corresponde à soma dos conceitos obtidos pelos cursos avaliados no triênio mais recente, no caso 2010, 2011 e 2012, além de outros itens. Cada ano, um bloco diferente de cursos é analisado. No ano passado, cinco dos nove cursos avaliados na Ufrgs também obtiveram o conceito máximo.

Cinco universidades gaúchas - quatro públicas e uma privada - aparecem na lista das 30 mais bem avaliadas, conforme as planilhas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). A Universidade Federal de Ciências da Saúde, em Porto Alegre, ficou em nono lugar; a Universidade Federal de Santa Maria, em 17º; a Universidade Federal de Pelotas, em 23º, e a Pontifícia Universidade Católica, em 29º. Só três universidades privadas estão entre as 30 com maior IGC no ano passado.

A classificação envolveu 2.171 instituições de ensino superior entre universidades, faculdades e institutos públicos e privados. O cálculo do IGC leva em conta a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. Já o CPC examina o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade (55% do total da nota), a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).

“É com muita alegria e orgulho que recebemos, pelo segundo ano consecutivo, a maior nota entre as universidades brasileiras em avaliação feita pelo MEC. Esse resultado se reflete em todas áreas e só reforça o acerto na condução das políticas acadêmicas e inclusivas até agora implementadas. A comunidade da Ufrgs está, novamente, de parabéns”, afirmou o reitor Carlos Alexandre Netto.

Bookmark and Share

Fonte: Fonte: Rádio Guaíba







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.