Correio do Povo

Porto Alegre, 21 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
24ºC
Amanhã
17º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

07/12/2013 09:50 - Atualizado em 07/12/2013 10:00

Bolívia e Paraguai reatam diálogo bilateral

Presidentes Morales e Cartes se encontraram em Assunção para firmar acordo

Presidentes Morales e Cartes se encontraram em Assunção para firmar acordo<br /><b>Crédito: </b> AFP
Presidentes Morales e Cartes se encontraram em Assunção para firmar acordo
Crédito: AFP
Presidentes Morales e Cartes se encontraram em Assunção para firmar acordo
Crédito: AFP

O presidente da Bolívia, Evo Morales, e seu colega do Paraguai, Horacio Cartes, definiram, nesta sexta-feira, a normalização das relações bilaterais de seus países, três anos depois de La Paz retirar seu embaixador de Assunção. O motivo do incidente diplomático foi a destituição "relâmpago" do então presidente, Fernando Lugo, em 2010.

"Que Deus nos ajude e saibamos engrandecer este grande dia", afirmou Cartes, em um ato público no Palácio presidencial Quemado, junto com seu colega boliviano. Morales elogiou o nível do diálogo em La Paz. "A partir desse momento, há confiança entre o presidente da Bolívia e o presidente do Paraguai, muito obrigado", replicou Morales.

Os dois países também fecharam acordos de integração energética e mecanismos para realizar operações conjuntas contra o tráfico de drogas e o contrabando. Para isso, decidiu-se criar um Comitê de Fronteiras. Um diplomata paraguaio afirmou que nas próximas semanas cada país reporá seus embaixadores e nomear novos diplomatas.

Em junho de 2010, a Bolívia retirou seu representante em Assunção por discordar da destituição, por parte do Congresso paraguaio, de seu aliado político Lugo. Em resposta, o Paraguai adotou a reciprocidade. A visita de Cartes é a primeira feita à Bolívia desde que assumiu o cargo, em agosto passado.


Bookmark and Share


Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.