Correio do Povo

Porto Alegre, 19 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
23ºC
Amanhã
15º 24º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

09/12/2013 07:33 - Atualizado em 09/12/2013 07:35

Piratini contabiliza resultados de viagem

Estreitamento de relações com a China pode render acordos comerciais

"Nós deveríamos ter vindo aqui antes." A declaração, do secretário Mauro Knijnik, resume de forma sintética o sentimento da comitiva do governo gaúcho, ontem, no último dia na China. A quinta missão internacional do governo Tarso Genro, iniciada em 30 de novembro por Pequim e finalizada ontem, em Xangai, rendeu acordos e fortes sinalizações de estreitamento de relação entre o RS e a China.

O processo de instalação da Hanergy, fabricante de fibra ótica, no município de São Leopoldo, deverá começar a se tornar realidade a partir da assinatura de um contrato na sede da empresa, em Pequim. A visita a Foton, automobilística que irá construir fábrica de caminhões em Guaiba, rendeu novo convite para a ampliação da produção da montadora chinesa no Estado. O governador Tarso Genro espera que a empresa venha a produzir também carros no RS.

Reuniões paralelas, lideradas por secretários estaduais, resultaram em possibilidade de contratos futuros nas áreas de tecnologia, energética e da agricultura. O presidente da CEEE, Gerson Carrion, por exemplo, conheceu pessoalmente, em Xangai, a empresa que está fabricando subestações elétricas, isoladas a gás, para o Estado. Os equipamentos já estão praticamente finalizados e serão importados para o Estado brevemente. A instalação deverá ser feita antes da Copa do Mundo de 2014.

A ideia de realizar uma semana de negócios entre Rio Grande do Sul e China na Capital, em abril ou maio de 2014, foi consolidada. Tarso aproveitou as oportunidades - encontros com empresários chineses e lideranças do Partido Comunista - para convidá-los a virem ao Estado. De um dos ministros do partido chinês ouviu que até mesmo o presidente do país, Xi Jinping, poderia desembarcar em território gaúcho dentro de alguns meses.

Bookmark and Share


Fonte: Fernanda Pugliero / Correio do Povo







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.