Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
18º 27º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

09/12/2013 14:04

Cela usada por Mandela na prisão é iluminada por uma vela

Robben Island é atualmente um museu e ponto turístico

A cela da prisão de Robben Island na qual Nelson Mandela passou a maior parte dos 27 anos que cumpriu em prisão foi iluminada nesta segunda-feira por uma vela. Com ela, o primeiro presidente negro da África do Sul, morto na quinta-feira aos 95 anos, será lembrado até domingo, quando será sepultado.

A ilha é atualmente um museu e ponto turístico no qual os visitantes podem ver a cela de 2,5 por 2,1 metros na qual Mandela passou 18 anos de sua vida. "Simboliza o triunfo do espírito humano", declarou o diretor do museu, Sibongiseni Mkhize, que explicou que "em Robben Island as condições eram muito duras, mas ele e os outros presos políticos triunfaram sobre a adversidade".

Os funcionários da ilha, entre os quais se encontram ex-presos políticos que agora atuam como guias turísticos, lembram todos os dias a perda sofrida pelo país aos visitantes que querem conhecer o que o ícone da luta contra o apartheid enfrentou. "Todos estão muito tristes, quase todos os meus companheiros tinham uma relação pessoal ou vínculos com ele, porque de vez em quando costumava visitar Robben Island quando ainda tinha energia para isso", explicou. O museu celebrará uma cerimônia em memória de Mandela na manhã de terça-feira.



Bookmark and Share

Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.