Correio do Povo

Porto Alegre, 19 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
14º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

09/12/2013 16:37 - Atualizado em 09/12/2013 16:55

PF conclui que falta de manutenção provocou vazamento em Tramandaí

Empresa e três funcionários responsáveis pelas operações foram indiciados por crime ambiental

Mancha se estendeu por três quilômetros na orla<br /><b>Crédito: </b> Pedro Revillion / CP Memória
Mancha se estendeu por três quilômetros na orla
Crédito: Pedro Revillion / CP Memória
Mancha se estendeu por três quilômetros na orla
Crédito: Pedro Revillion / CP Memória

A Polícia Federal (PF) divulgou nesta segunda-feira o resultado do inquérito que apurou as causas do vazamento de óleo ocorrido no Litoral Norte gaúcho em 26 de janeiro de 2012. A investigação concluiu que a Transpetro, responsável pela operação de transbordo do produto para a monoboia de Tramandaí, não "realizou a manutenção do equipamento no período limite indicado pelo fabricante (de 36 meses)". Isso teria provocado o rompimento da válvula e, por consequência, o vazamento do produto e dano ambiental.

A polícia indiciou a empresa e três funcionários responsáveis pelas operações por crime ambiental. Conforme a PF, com base em informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), "a empresa utilizou substância tóxica nociva à saúde humana e ao meio ambiente, em desacordo com as exigências legais, na operação de atendimento à ocorrência de contenção do produto derramado no oceano". 

O vazamento de óleo ocorreu no dia 26 de janeiro deste ano quando um navio grego realizava o transbordo de petróleo para uma monoboia ligada ao Terminal Soares Dutra (TEDUT), em Tramandaí. O fato foi classificado como de dano ambiental moderado. Em alto-mar, o óleo se estendeu por 3,5 quilômetros de extensão mas, ao chegar à areia, chegou a cerca de 5 quilômetros.

Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.