Correio do Povo

Porto Alegre, 25 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
13ºC
Amanhã
13º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

09/12/2013 20:41 - Atualizado em 09/12/2013 21:17

Prefeito de Bogotá é destituído do cargo

Procuradoria da Colômbia tomou medida após alteração no esquema de coleta do lixo na cidade

Petro foi destituído do cargo<br /><b>Crédito: </b> AFP / CP
Petro foi destituído do cargo
Crédito: AFP / CP
Petro foi destituído do cargo
Crédito: AFP / CP

O prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, foi destituído nesta segunda-feira e perdeu seus direitos políticos por 15 anos, em uma decisão da Procuradoria, que considerou que ele causou dano à cidade por ter ordenado uma mudança no esquema de coleta de lixo, informou o próprio procurador.

"A Procuradoria impôs como punição a destituição do cargo e a perda dos direitos políticos por um prazo de 15 anos", indicou o procurador Alejandro Ordóñez ao ler a decisão à imprensa.

Petro, um ex-guerrilheiro de esquerda, de 53 anos, deveria governar por um período de quatro anos, de 2012 a 2016.
A Procuradoria, que tem autoridade para impor sanções disciplinares aos funcionários públicos, inclusive aos eleitos, investigava Petro por um suposto dano à cidade de Bogotá com uma mudança introduzida há um ano no esquema de coleta de lixo, que passou de empresas privadas que a realizavam em concessão para uma companhia pública.

Pouco depois da divulgação da notícia, Petro reagiu com uma mensagem no Twitter na qual afirmou que "o destino da Bogotá Humana (como identifica seu governo) só depende da mobilização popular. Peço que seja pacífica". O procurador ressaltou, em particular, que o prefeito prejudicou o patrimônio público e feriu os princípios constitucionais da livre concorrência.

Petro pode solicitar um recurso de reposição, uma espécie de apelação, ao mesmo Procurador.  Até agora, não se sabe quem pode substituir Petro na Prefeitura nem qual seria o mecanismo: se haverá novas eleições ou se o presidente Juan Manuel Santos vai escolher um dos três nomes que seu partido apresentar.

Bookmark and Share

Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.