Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
24ºC
Amanhã
18º 27º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

10/12/2013 09:50 - Atualizado em 10/12/2013 09:52

Putin ordena aumento da presença militar russa no Ártico

Canadá apresentou reivindicação à ONU para estender soberania no Polo Norte

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesta terça-feira o aumento da presença militar russa no Ártico, um dia após o Canadá apresentar ante as Nações Unidas uma reivindicação para estender sua soberania no Polo Norte geográfico. "Peço que seja concedida uma atenção especial à mobilização de infraestruturas e de unidades militares no Ártico", declarou Putin durante uma reunião no ministério da Defesa transmitida pela televisão pública.

"No próximo ano temos que completar a formação de novas e amplas unidades e divisões militares" no Ártico, disse o presidente russo. O Canadá havia anunciado na segunda-feira que apresentou a uma comissão especial da ONU um expediente no qual exige sua soberania sobre o Polo Norte geográfico, também reivindicado por Rússia e Dinamarca.

O governo canadense também apresentou sua proposta sobre a plataforma continental no oceano Atlântico ante a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC, em francês) da ONU. A CLPC foi criada em 1982 pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e dava aos Estados dez anos para apresentar reivindicações desde o momento em que a ratificavam.

A Rússia fez do desenvolvimento do Ártico uma prioridade estratégica. A presidência russa adotou em 2008 uma estratégia para converter a Rússia na "principal potência do Ártico" em 2020. A corrida pelo Ártico também inclui os outros países com territórios ou fronteiras na região: Estados Unidos, Canadá, Dinamarca (através da Groenlândia) e Noruega.

Bookmark and Share


Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.