Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
19ºC
Amanhã
13º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

10/12/2013 18:14 - Atualizado em 10/12/2013 18:18

Local de tortura durante regime militar recebe placa em Porto Alegre

Movimento quer marcar áreas que tenham sido centro de detenções na época da ditadura

Local de tortura durante regime militar recebe placa em Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> André Ávila
Local de tortura durante regime militar recebe placa em Porto Alegre
Crédito: André Ávila
Local de tortura durante regime militar recebe placa em Porto Alegre
Crédito: André Ávila

Um dos primeiros locais de tortura em Porto Alegre durante o regime militar recebeu uma placa nesta terça. Na praça Raul Pilla, ficava o antigo Quartel da Polícia do Exército, que funcionava como ponto de prisão de quem se posicionava contra o governo. A ideia é marcar as áreas que tenham sido centro de detenções na época da ditadura. “É um local muito simbólico, porque foi lá que começou o caso do sargento das mãos amarradas, por exemplo”, afirmou o presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke.

Essa foi a primeira placa do Projeto Marcas da Memória instalada na Capital. A partir de março, pelo menos outros 11 pontos devem receber um registro semelhante. Entre eles, está o Presídio Central e o prédio onde ficava o Dopinha, na rua Santo Antônio. “A intenção é formar uma cultura material, assinalando a paisagem urbana na cidade de Porto Alegre em locais que tenham sido pontos de tortura”, afirmou Krischke.

Não há registro de quantas pessoas tenham sido espancadas e mortas nesses locais. “Como eram dependências do Exército, nós não sabemos”, disse. Segundo o Krischke, cerca de 75% da população atual do Brasil não era nascida quando ocorreu o golpe militar. Por essa razão, os locais precisam ser identificados para que a história se perca.


Bookmark and Share

Fonte: Karina Reif / Correio do Povo







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.