Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
23ºC
Amanhã
18º 27º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

11/12/2013 13:42 - Atualizado em 11/12/2013 13:59

"Morte" chama atenção para acidentes em Porto Alegre

Campanha da EPTC mostra riscos da imprudência no trânsito

Em uma das esquinas, a “morte” aparecia ao lado de uma placa indicando o excesso de velocidade
Crédito: Tarsila Pereira

A correria do final do ano é um dos fatores que resultam na elevação de acidentes de trânsito. Chamando a atenção para o assunto e da importância da cautela ao volante, a Empresa Público de Transporte e Circulação (EPTC) começou nesta quarta uma ação educativa especial de final de ano. Os motoristas que passaram pelo cruzamento das avenidas João Pessoa e Ipiranga, uma das mais movimentadas de Porto Alegre, puderam assistir a uma esquete teatral. Chamada “Vida ou Morte”, a encenação feita por integrantes da EPTC mostrou os riscos e as consequências da imprudência no trânsito.

Em uma das esquinas, a “morte” aparecia ao lado de uma placa indicando o excesso de velocidade. Em outro lado, a união da bebida e direção resultava em duas pessoas feridas. A mesma intervenção teatral será repetida em diversas vias de circulação da cidade até o final do ano. Na quinta, será realizada na parte da manhã no cruzamento da Siqueira Campos e Borges de Medeiros, no centro, e à tarde, na Ipiranga e Borges. Na sexta-feira, a ação será repetida no terminal de ônibus Triângulo e no cruzamento entre a Borges e a Salgado Filho.

Esse é o terceiro ano em que a atividade é promovida. De acordo com o coordenador de educação para o trânsito da EPTC, Juranês Castro, a campanha reforça a atenção das pessoas nesta época em que tradicionalmente o número de acidentes aumenta.  E foi pensando nisso que um dos enfoques do trabalho desenvolvido pela equipe de educação é para que o trânsito seja visto como um espaço de todos. “Não importa se você é pedestre, passageiro ou motorista. Todos disputam o mesmo espaço”, destacou o coordenador.

Para terminar o ano bem, são reforçados alguns cuidados. No caso dos motociclistas, usar sempre capacete, farol aceso e ficar atento às condições da via, cruzamentos, curvas e pedestres. Já os pedestres precisam ter atenção especial no momento de atravessar alguma via e sempre andar na calçada. Para os ciclistas, entre os cuidados estão o uso de equipamentos de segurança e andar no mesmo fluxo dos veículos. O motorista deve dar atenção às normas de trânsito, como o uso do cinto de segurança, respeitar a velocidade e só fazer ultrapassagem quando permitido.


Em outro lado, a união da bebida e direção resultava em duas pessoas feridas | Foto: Tarsila Pereira

Bookmark and Share

Fonte: Mauren Xavier / Correio do Povo





» Tags:Trânsito Geral


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.