Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
20ºC
Amanhã
16º 24º


Faça sua Busca


Notícias > Economia

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

13/12/2013 09:40 - Atualizado em 13/12/2013 10:41

Atividade econômica cresce 0,6% em outubro, diz Serasa

Na comparação com o ano passado, a alta foi de 1,8%

O Indicador de Atividade Econômica da Serasa Experian registrou alta de 0,6% no ritmo dos negócios em outubro ante setembro, já descontados os efeitos sazonais. Com o resultado divulgado nesta sexta-feira, a atividade econômica iniciou o quarto trimestre em expansão, após ter recuado 0,5% no terceiro trimestre deste ano. Na comparação com outubro de 2012, a alta foi de 1,8%. De janeiro a outubro de 2013, a atividade econômica acumula avanço de 2,3%.

Para os economistas da empresa, a gradual recuperação da economia mundial e a retomada do processo de concessões do governo federal contribuíram positivamente para a atividade econômica em outubro. "Assim, o resultado afasta o risco de uma recessão técnica na economia brasileira (dois trimestres seguidos de crescimento negativo da atividade econômica)", escreveram em nota.

Pelo lado da oferta agregada, o resultado da atividade econômica na abertura do quarto trimestre foi impactado, de modo positivo, pelo desempenho da indústria, que cresceu 0,9% ante setembro, e pelo setor de serviços, cuja expansão foi de 0,4% entre os dois períodos. Houve queda de 1,2% na atividade agropecuária.

Já pelo lado da demanda agregada, de acordo com o indicador, as contribuições positivas vieram dos investimentos, com alta de 2,9%, e das exportações (avanço de 1%). Os gastos de consumo, tanto das famílias (0,1%) quanto do governo (-0,1%) ficaram próximos da estabilidade. Já as importações, que cresceram 4%, pesaram negativamente sobre a atividade econômica em outubro.

Bookmark and Share


Fonte: AE





» Tags:Economia Serasa


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.