Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
11º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

14/12/2013 10:36 - Atualizado em 14/12/2013 10:39

Irã anuncia prisão de "espião" que trabalha para o Reino Unido

Detenção ocorreu no momento em que países tentam restabelecer as relações diplomáticas congeladas em 2011

O Irã anunciou neste sábado que um "espião que trabalha para o MI6", o serviço britânico de inteligência, foi detido na província de Kerman, sudeste do país. "Graças aos esforços das forças de segurança iranianas, um espião que trabalha para o MI6 foi detido", declarou Dadkhoda Salari, da Corte Revolucionária de Kerman. No momento, Irã e Reino Unido tentam restabelecer as relações diplomáticas, congeladas em 2011.

O anúncio da detenção acontece um dia depois do novo encarregado de negócios do Irã "não residente" na Grã-Bretanha, Hassan Habibollah-Zadeh, iniciar conversações em Londres, as primeiras desde sua nomeação, que acabou com dois anos de suspensão das relações diplomáticas. "Ele se encontrou com oficiais do serviço britânico de inteligência em 11 ocasiões, no interior do país e no exterior, e repassou informações", completou Salari. O funcionário disse ainda que o suspeito reconheceu os fatos e que o processo está em curso.

O Reino Unido também nomeou um encarregado de negócios "não residente" no Irã, Ajay Sharma, que fez a primeira visita a Teerã na semana passada. As relações diretas entre os dois países estavam congeladas desde o saque, no fim de 2011, da representação britânica no Irã por manifestantes que protestavam contra o anúncio de novas sanções de Londres por causa de seu controverso programa nuclear. Mas os dois países não romperam formalmente as relações.

Omã representava os interesses iranianos no Reino Unido e a Suécia era responsável pelos interesses britânicos no Irã. A eleição em junho do moderado Hassan Rohani como presidente do Irã facilitou a melhoria das relações entre os dois países, que nomearam em 11 de novembro os dois encarregados de negócios.

Bookmark and Share

Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.