Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
13º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

14/12/2013 21:17 - Atualizado em 14/12/2013 21:27

Após 10 dias, Mandela será sepultado neste domingo

Rituais tradicionais da etnia Xhosa protagonizarão enterro de líder sul-africano

Após 10 dias, Mandela será sepultado neste domingo<br /><b>Crédito: </b> Alexander Joe /  AFP / CP
Após 10 dias, Mandela será sepultado neste domingo
Crédito: Alexander Joe / AFP / CP
Após 10 dias, Mandela será sepultado neste domingo
Crédito: Alexander Joe / AFP / CP

Os rituais tradicionais da etnia Xhosa, incluindo o sacrifício de um boi, protagonizarão o enterro do líder sul-africano, Nelson Mandela, realizado neste domingo, no povoado de Qunu. De acordo com os líderes de seu clã, depois da formal capela em Pretória, a tradição vai dominar a cerimônia do enterro – que acontecerá na fazenda da família Mandela.

Segundo as autoridades, o sacrifício do animal – recorrente em momentos importantes da vida —  será parte crucial do evento. Um funeral é uma cerimônia complicada, que envolve se comunicar com os ancestrais e permitir que o espírito da pessoa que se foi descanse”, declarou o chefe Jonginyaniso Mtirara, do clã Thembu, ao qual Mandela pertencia.  Derramar o sangue do animal é parte importante do processo”, acrescentou.

Durante a cerimônia, Mandela será tratado como “Dalibhunga”, o nome que lhe deram aos 16 anos no rito de iniciação à vida adulta. Seu corpo será recebido ao grito de “Aaah! Dalibhunga!”, que se repetirá durante a cerimônia. Os xhosa utilizarão o traje típico dos funerais, branco e azul, adornado com colares.

Devido a críticas, a comissão de assuntos tradicionais regional pediu que o governo não interfira na organização da cerimônia. "Se o governo intervier, os anciões não o aceitarão e não será bem-vindo, e isso terá um efeito pernicioso nos membros da família, porque o espírito voltará para persegui-los”, explicou o chefe da comissão, Nokuzola Mdenge.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.