Correio do Povo

Porto Alegre, 16 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
19º 29º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

15/12/2013 13:22 - Atualizado em 15/12/2013 13:33

Capitania dos Portos do RS inicia Operação Verão 2014

Ação tem objetivo de minimizar a probabilidade de ocorrências de acidentes náuticos e infrações

Capitania dos Portos do RS inicia Operação Verão 2014 <br /><b>Crédito: </b> Divulgação CPRS / CP
Capitania dos Portos do RS inicia Operação Verão 2014
Crédito: Divulgação CPRS / CP
Capitania dos Portos do RS inicia Operação Verão 2014
Crédito: Divulgação CPRS / CP

Com o slogan “Se liga, você é o Capitão”, a Marinha do Brasil iniciou em todo o País a Operação Verão. No Estado do Rio Grande do Sul, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS), juntamente com suas delegacias e agências subordinadas, atuará, através de ações educativas e de fiscalização, para minimizar a probabilidade de ocorrências de acidentes náuticos e infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. A ação vai até 16 de fevereiro de 2014.

A fiscalização ocorrerá por meio da Inspeção Naval, que é uma atividade de cunho administrativo e consiste na verificação do cumprimento da Lei 9.537, de 11 de dezembro de 1997, das normas e regulamentos dela decorrentes, e dos atos e resoluções internacionais ratificados pelo Brasil com o propósito de assegurar a salvaguarda da vida humana; a segurança da navegação, no mar aberto e nas hidrovias interiores; e a prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

Para o capitão dos Portos do RS, Nilson Seixas, o principal objetivo é a salvaguarda da vida humana no mar. “Com a chegada do verão, aumenta a quantidade de praticantes de esportes aquáticos e o emprego de embarcações de esporte e recreio. Por este motivo torna-se necessário intensificar ainda mais os trabalhos de orientação e fiscalização destas embarcações”, explicou.

Durante as ações de fiscalização, serão dispostas equipes nos principais pontos focais da jurisdição, que concentram elevado tráfego de embarcações durante o verão; visando assim garantir a convivência harmônica entre banhistas e tripulantes de embarcações.

Ao aliar medidas educativas com ações de fiscalização, a Operação Verão possibilita que as Normas da Autoridade Marítima (Norman), que são voltadas à segurança da navegação, sejam mais facilmente compreendidas e assimiladas pelos condutores de embarcações; e contribuam, de forma significativa, para a redução de acidentes.


Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.