Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
20ºC
Amanhã
11º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

16/12/2013 22:54 - Atualizado em 16/12/2013 23:15

Terça-feira será de calor intenso em todo o RS

Índices de radiação UV geram alerta e aumentam chances de incêndios em vegetação

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mesmo que apareçam nuvens e se forme nevoeiro isolado no começo da manhã em alguns pontos do Estado. Massa de ar seco e quente segue a ditar as condições atmosféricas e os gaúchos terão outra jornada típica de verão com calor durante a tarde.

As máximas mais elevadas vão se repetir no Oeste, onde superam 35ºC em algumas cidades. Os índices de radiação UV estarão altos e aumenta gradualmente a cada dia o risco de fogo em vegetação devido ao tempo seco e muito quente.

Mesmo durante a madrugada, as mínimas serão amenas, com 14°C em São José dos Ausentes e 15°C em Caxias do Sul. As máximas devem atingir 36°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 33°C.

O Rio Grande do Sul teve nesta segunda-feira mais um dia com o predomínio do sol, condição que deve se repetir ainda por grande parte do mês. A perspectiva é de muito calor e tempo predominantemente seco pelos próximos dez dias. Sob forte insolação, baixa umidade do ar e temperatura alta, a tendência é que haja uma acentuada e rápida perda de umidade no solo, o que acende o alerta para a agricultura, dependente de chuva.

Hoje, os índices de umidade no solo já são baixos em muitos pontos da Metade Sul do Estado. Com o longo período de chuva escassa que se antecipa, as áreas com índices baixos deverão se expandir pelo território gaúcho. Até o Natal, a chuva no Rio Grande do Sul será muito localizada, na forma de pancadas isoladas de verão.

De acordo com alguns modelos numéricos, somente no fim do ano, entre o Natal e o Ano Novo, haveria a chance de um evento de chuva mais forte e ampla. Se este episódio de instabilidade “falhar”, o quadro pode se complicar muito.


Bookmark and Share

Fonte: Metsul





» Tags:Calor Geral Tempo


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.