Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
17ºC
Amanhã
12º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

17/12/2013 10:18 - Atualizado em 17/12/2013 10:22

Índia adota represálias contra EUA por detenção de diplomata

Credenciais para funcionários americanos foram retiradas

A Índia decidiu adotar represálias nesta terça-feira contra os Estados Unidos pela detenção na quinta-feira passada de uma diplomata em Nova Iorque, afirmaram fontes do ministério das Relações Exteriores. "Ordenamos a retirada das credenciais emitidas pelo ministério das Relações Exteriores para os funcionários das representações americanas na Índia", declarou uma das fontes que não quis ser identificada. 

Mais cedo, vários dirigentes políticos indianos declararam que se negaram a se reunir com uma delegação do Congresso dos Estados Unidos que está de visita à Índia para protestar contra a detenção de uma de suas diplomatas em Nova Iorque. Narendra Modi, candidato ao cargo de primeiro-ministro do partido nacionalista hindu, o Bharatiya Janata Party (BJP), nas eleições legislativas previstas em maio de 2014, comunicou sua negativa em reunir-se com a delegação americana.

Na sexta-feira passada, a Índia convocou a embaixadora americana em Nova Iorque, Nancy Powell, também para protestar contra a detenção de uma de suas diplomatas. A embaixada da Índia em Washington indicou que sua cônsul-geral adjunta em Nova Iorque foi detida na quinta-feira quando deixava sua filha no colégio e retida durante várias horas antes de ser liberada. Segundo a imprensa indiana, a diplomata Devyani Khobragade é suspeita de ter mentido a respeito do contrato de trabalho e o visto americano de um empregado de sua casa.

Bookmark and Share


Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.