Correio do Povo

Porto Alegre, 16 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
17ºC
Amanhã
18º 29º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Saúde

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

17/12/2013 18:07 - Atualizado em 17/12/2013 18:17

Cinco crianças permanecem internadas após intoxicação alimentar

33 crianças entre três e seis anos passaram mal depois comer merenda em escola na Capital

Das 33 crianças intoxicadas após a hora da merenda em um colégio particular de Porto Alegre nessa segunda-feira, cinco seguem internadas no Hospital Moinhos de Vento. Com quadro de saúde estável, elas podem receber alta ainda nesta terça.

O pediatra Evandro Mulinari, que acompanhou os pacientes, afirma que as crianças tiveram sintomas típicos de intoxicação alimentar, como vômito e diarreia. Conforme ele, nesses casos o risco maior é de desidratação, já que ocorre grande perda de água e sais. Por isso, o tratamento envolve hidratação, através de soro. Além disso, alguns, que tinham quadro mais agudo, receberam ainda antibiótico.

O médico fala que, em razão da intensidade dos sintomas, é provável que a intoxicação tenha ocorrido por uma bactéria que expele toxinas, como a salmonela, transmitida em casos de má conservação ou problemas na manipulação do alimento.

O Colégio Israelita Brasileiro encaminhou amostras do lanche distribuído alunos a um laboratório especializado e à Coordenadoria-Geral de Vigilância Sanitária da Capital, que fazem a análise dos alimentos para verificar a causa da contaminação.

As crianças, com idade entre três e seis anos, passaram mal após comer sanduíche de frango e suco de manga, adquiridos no bar da instituição. Com mal-estar, elas foram levadas ao hospital na tarde de ontem.

O bar foi fechado temporariamente. Quem não levar lanche de casa, vai receber da escola frutas e alimentos processados comprados em outros locais. O colégio, localizado no bairro Petrópolis, atende a cerca de 180 estudantes na Educação Infantil.

Bookmark and Share

Fonte: Camila Kila/Rádio Guaíba







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.