Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
13º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Saúde

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

19/12/2013 07:59 - Atualizado em 19/12/2013 08:03

Tio doa parte do fígado para bebê de seis meses

Transplante intervivos ocorreu na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Bebê deve ter alta em duas semanas<br /><b>Crédito: </b> Adriana Abad / Divulgação / CP
Bebê deve ter alta em duas semanas
Crédito: Adriana Abad / Divulgação / CP
Bebê deve ter alta em duas semanas
Crédito: Adriana Abad / Divulgação / CP

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou um transplante intervivos entre um jovem de 23 anos que realizou a doação de parte do fígado para o sobrinho de apenas seis meses. O responsável pelo procedimento, Antônio Nocchi Kalil, e a hepatologista infantil Cristina Targa Ferreira detalharam nessa quarta-feira a cirurgia ocorrida no Hospital da Criança Santo Antônio. Segundo Kalil, a cirurgia envolveu 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Conforme ele, o menino nasceu com uma má formação congênita no fígado. "O órgão não possuía os canais biliares, o que provocou a perda da função hepática e uma espécie de cirrose. A expectativa de vida da criança era de alguns meses", destacou.

A médica Cristina Targa ressaltou que a solução foi encontrada na família da criança. Testes de compatibilidade apontaram o tio como o doador ideal. As duas cirurgias, de retirada de parte do fígado do doador e o implante no bebê, duraram dez horas e foram realizadas na sexta-feira passada.

A cirurgia foi um trabalho conjunto das equipes cirúrgicas de transplantes hepáticos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, centro de referência brasileiro em transplantes intervivos hepáticos pediátricos. O menino está em recuperação na UTI. A equipe médica acredita que ele deixará o Hospital da Criança Santo Antônio em duas semanas. O doador já recebeu alta do hospital nessa quarta. "Faria tudo de novo. Uma vida estava em jogo."

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.