Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
14º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

19/12/2013 22:26 - Atualizado em 19/12/2013 22:39

RS segue sob domínio do sol e calor nesta sexta-feira

Chuva continua escassa e semana do Natal deverá ter calorão em diversos pontos

O Rio Grande do Sul vai ter, nesta sexta-feira, mais do sol e calor que tem dominado as condições climáticas. Repetindo o padrão que durou toda a semana, as nuvens serão esparsas e a possibilidade de chuva muito isolada, especialmente em horas da tarde e do começo da noite, em poucas cidades do interior.

A massa de ar quente mantém a temperatura em níveis bastante altos e volta a fazer calor na maior parte do território gaúcho, inclusive nas praias. Marcas perto ou acima de 35ºC são esperadas no Centro e no Oeste. Entre domingo e segunda deverá aumentar a chance de chuva de verão isolada.

As mínimas podem chegar a 13°C em São José dos Ausentes e 14°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, atingem os 36°C em Uruguaiana e região. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 33°C.

Os períodos de instabilidade que poderão ocorrer entre domingo e segunda-feira não afastam grande probabilidade de calorão nas comemorações de Natal. Projeções indicam máxima de 37°C em Porto Alegre, no dia 25.

A proximidade do verão agrava os problemas hídricos em vários pontos da América do Sul. A província argentina de Córdoba, uma das mais relevantes produtoras de grãos do país, experimentou chuva volumosa em novembro que amenizou o quadro de escassez hídrica que perdurava por meses, mas a situação ainda é preocupante. Estão mais baixos que nesta mesma época do ano em 2012 os níveis de rios e córregos, e se não bastasse a chuva voltou a diminuir nos últimos dias.

No Uruguai, ainda não existem problemas, mas estes devem aparecer em breve. O governo já contratou um milionário seguro anti-seca para a estatal de energia UTE. O Paraguai, especialmente no Chaco, foi outra área que sofreu recentemente com escassez de chuva e pode ter mais problemas no decorrer deste verão.



Fonte: Metsul







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.