Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
13º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

20/12/2013 07:44 - Atualizado em 20/12/2013 08:02

Natal e Ano Novo alteram horários de comércio e serviços

Confira o que abre e fecha nas festas de fim de ano

O Natal será comemorado apenas na próxima quarta-feira. Mas, na prática, o feriado terá impacto já a partir do final desta semana. Muitas empresas adaptaram os seus horários e serviços para fazer um feriado prolongado. Assim, é preciso ficar atento a algumas mudanças na rotina.

Com a expectativa de alta nas vendas, o comércio estará aberto e adotará um horário especial na terça-feira, véspera de Natal. A maioria dos shoppings estará aberta até as 18h. O comércio de rua em Porto Alegre fica autorizado até as 19h. No Natal as lojas não vão abrir.

O Mercado Público, referência em compras no centro de Porto Alegre, também estará com horário especial e quem está acostumado a comprar itens especiais para a ceia natalina precisa se antecipar. No sábado, o horário será das 7h30min às 19h e, na segunda, das 7h30min às 20h. Na véspera do feriado, o funcionamento será reduzido, começando às 7h30min e terminando às 17h.

Uma das mudanças se dará no funcionamento dos bancos. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências vão abrir na véspera do Natal das 9h às 11h. Elas retomam as atividades normais na quinta-feira. A Febraban faz algumas recomendações aos clientes. A principal delas é utilizar os canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, Internet, Mobile, telefone, correspondentes bancários e o débito automático e programado. Contas de consumo, como água, telefone e luz que vencem no Natal poderão ser pagas no próximo dia útil sem a cobrança de multas. Na véspera do Natal as lotéricas funcionarão a critério dos proprietários, servindo também de alternativa para os clientes.

Quem ficar em Porto Alegre deve prestar atenção ao fato de que os supermercados vão estar fechados no Natal. Sendo um local buscado para a compra de presentes de última hora e de itens para a ceia, a previsão é de aumento nas vendas, em especial na véspera, dia 24. 'Será o melhor dia de vendas da história para os supermercados gaúchos', afirmou o presidente da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), Antônio Cesa L

Os governos estadual e municipal terão expediente até o meio-dia na véspera do Natal, retornando quinta. Os serviços vão funcionar em regime de plantão e urgência. Informações pelo fone 156 (Fala Porto Alegre). Na área da saúde, pode ser acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo telefone 192, além dos pronto-atendimentos 24 horas.

Rodoviária projeta 80 mil pessoas

Cerca de 80 mil pessoas deverão circular pela Rodoviária de Porto Alegre neste feriado de Natal. As festas de final de ano são responsáveis pela maior movimentação do ano, com o Carnaval. O fluxo maior deverá começar hoje e seguir até o dia 24. Serão disponibilizados 1,4 mil horários extras levando em conta o período entre o Natal e o Ano-Novo. No feriado natalino o maior número de viagens terá como destino as cidades do Interior.

Há maneiras de evitar possíveis filas no guichês, como a compra pela Internet (www.rodoviaria-poa.com.br). No canal on-line, o passageiro precisa fazer um breve cadastro e depois apresentar o localizador da passagem no quiosque de impressão. Outra possibilidade é usar os postos de vendas localizados em Porto Alegre (ver tabela), em Cachoeirinha (no Shopping do Vale) e em Canoas (na rodoviária).

No Aeroporto Salgado Filho, a movimentação também será grande. Para quem pretende viajar é importante alguns cuidados, como confirmar o horário máximo para o check-in. O balcão de informações atende pelo fone (51) 3358-2903.

O embarque de crianças e adolescentes é diferenciado. Para viagens nacionais, quando têm até 12 anos desacompanhadas precisam apresentar autorização judicial. Quando estão com parentes é necessário só documento de identificação que comprove parentesco e, se forem com terceiros, autorização dos pais com firma reconhecida. Adolescentes podem viajar desacompanhados só com identificação.



Programação de lazer se altera

O feriado de Natal afeta também o funcionamento de algumas atividades de lazer. A linha Turismo, em Porto Alegre, estará circulando normalmente na terça-feira. Na quarta, não haverá passeios. Durante a semana, o ingresso custa R$ 18 e aos finais de semana, R$ 20. Pessoas com mais de 60 anos pagam 50% e menores de cinco anos são isentos da passagem. Informações pelo telefone 156 (Fala Porto Alegre).

O Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, estará aberto no final de semana, mas fechado entre os dias 23 e 25 de dezembro. O espaço voltará às atividades apenas na quinta-feira. O Jardim Botânico também estará com as portas fechadas nesse período. Será o único feriado em que não abrirão ao público.



Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.