Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
13º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Economia

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

24/12/2013 08:52 - Atualizado em 24/12/2013 09:13

Porto Alegre registra menor taxa de desemprego em 21 anos

Pesquisa realizada em novembro indicou que apenas 5% está fora do mercado de trabalho

Porto Alegre registrou, em novembro, a menor taxa de desemprego em 21 anos de Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Atualmente, há 36 mil pessoas fora do mercado de trabalho (5% da população economicamente ativa), 2 mil a menos do que em outubro. No mesmo período do ano passado, o número alcançava 44 mil. Os dados da PED foram apresentados no Sine Municipal, pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Os novos trabalhadores foram absorvidos pelo setor privado, seguido da área pública. Em novembro, houve variação positiva na indústria de transformação com a geração de 4 mil empregos. No comércio e reparação de veículos, mais 3 mil. No entanto, a construção civil e os serviços registraram fechamento de postos de trabalho.

A maior queda ocorreu no segmento da construção. Na comparação com novembro do ano passado, o setor diminuiu 11 mil vagas. Para a coordenadora da pesquisa, no Dieese, Ana Paula Sperotto, esse número pode ser indicativo de estagnação. Outro dado que chama atenção pela variação negativa refere-se aos empregados domésticos. Houve a redução de 3 mil postos de trabalho na comparação com outubro. "O emprego doméstico vem reduzindo porque outros setores vão absorvendo esses trabalhadores."

O rendimento médio mensal apresentou um aumento tanto para os ocupados (3%) quanto para os assalariados (2,2%). O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, chama o cenário de ideal. "Além de diminuir o emprego, aumentou a formalização do trabalho e a renda. Isto demonstra uma realidade promissora", concluiu.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.