Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
13º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

24/12/2013 12:31 - Atualizado em 24/12/2013 13:22

Astronautas da ISS fazem caminhada espacial na véspera do Natal

Missão servirá para concluir reparos no sistema de refrigeração do laboratório orbital

Dois astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) fizeram uma caminhada espacial nesta terça-feira, véspera de Natal, para concluir os trabalhos de reparos no sistema de refrigeração do laboratório orbital iniciado no sábado.

Os americanos Rick Mastracchio, de 53 anos, e Mike Hopkins, de 44, saíram de suas câmaras de descompressão da ISS às 09h53min de Brasília, 17 minutos depois do previsto, iniciando oficialmente sua missão para terminar de substituir uma bomba de amoníaco defeituosa. "Se a caminhada espacial sair conforme o previsto nesta terça, todo o trabalho para substituir a bomba terá terminado em apenas duas saídas", havia informado a Nasa na noite de segunda.

No sábado, os dois astronautas foram particularmente eficientes, concluindo a expedição em 5 horas e 28 minutos, uma hora a menos do previsto e finalizando inclusive uma parte importante dos trabalhos programados para a segunda parte. "Os dois astronautas recuperarão uma bomba de reposição da plataforma externa de armazenamento e a instalarão no local que agora ficou vazio para restaurar completamente a capacidade de refrigeração do complexo", explicou a Nasa.

Durante a caminhada espacial, que deveria durar no máximo seis horas e meia, os dois astronautas desacoplarão do local de armazenamento a bomba de reposição e a colocarão onde estava a defeituosa, que já tinha sido substituída em 2010. "Depois que os astronautas ligarem as cinco conexões elétricas e as quatro conexões de fluidos, a ativação da bomba reativará completamente o sistema dual de resfriamento da estação", acrescentou a Nasa.

Bookmark and Share


Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.