Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
22ºC
Amanhã
17º 27º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

25/12/2013 23:07

Dezessete imigrantes morrem em naufrágio no Caribe

Trinta e três pessoas foram resgatadas da água e transferidas para um centro de detenção

Dezessete supostos imigrantes ilegais haitianos morreram nesta quarta-feira no naufrágio da embarcação que os transportava em águas das ilhas Turks e Caicos, no Caribe, informou o governo daquele território britânico ultramarino. O incidente ocorreu na primeira hora do dia de Natal, quando a embarcação, que havia sido interceptada pela polícia, era rebocada para o porto de Providenciales.

Trinta e três pessoas foram resgatadas da água e transferidas para um centro de detenção de imigrantes, informou o delegado Colin Farquhar. "As buscas foram concluídas por hoje, devido à baixa visibilidade. Uma busca mais reduzida será realizada amanhã", assinalou.

Entre os sobreviventes estão "21 homens, entre eles uma criança, e 12 mulheres, que serão repatriados na primeira oportunidade", afirmou. "O barco naufragado foi retirado da água e será chave em nossa investigação. Todos devemos permanecer vigilantes para combater a imigração ilegal", disse o delegado.

O departamento de Relações Exteriores da Comunidade Britânica divulgou que lamenta "a perda de vidas humanas". A resposta de emergência era liderada pela força policial de Turks e Caicos. O arquipélago fica 240 km ao norte do Haiti e 880 km a sudeste de Miami.

Imigrantes haitianos costumam tentar alcançar a costa das Bahamas ou dos Estados Unidos em embarcações precárias. Em maio de 2007, mais de 60 imigrantes morreram quando sua embarcação afundou em frente ao arquipélago de Turks e Caicos.

Dois anos depois, em julho de 2009, 15 imigrantes haitianos e outros 70 desapareceram depois que um barco que levava mais de 200 pessoas bateu em um arrecife e naufragou no litoral das ilhas. No mês passado, trinta imigrantes haitianos morreram depois que um cargueiro sobrecarregado virou nas Bahamas, segundo a Guarda Costeira americana. Cento e dez pessoas foram resgatadas do mar.



Fonte: AFP







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.