Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
11º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

26/12/2013 12:27 - Atualizado em 26/12/2013 12:29

Vice-presidente da Guiné Equatorial pede habeas corpus ao STF

Teodoro Nguema Obiang Mangue é acusado de desvio de recursos públicos

Teodoro Nguema Obiang Mangue é acusado de desvio de recursos públicos<br /><b>Crédito: </b> Max Rossi / AFP / CP
Teodoro Nguema Obiang Mangue é acusado de desvio de recursos públicos
Crédito: Max Rossi / AFP / CP
Teodoro Nguema Obiang Mangue é acusado de desvio de recursos públicos
Crédito: Max Rossi / AFP / CP

O vice-presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, acusado de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e abuso de confiança, apresentou pedido de habeas corpus preventivo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar sua prisão e extradição, que já foi requerida pela França.

Advogados do africano informaram que o julgamento das acusações registradas por autoridades francesas não foi concluído. A defesa de Mangue também argumenta no pedido que, pela Convenção de Viena de 1961, o pedido de prisão preventiva e extradição, em casos como esse, desrespeita as diretrizes do tratado internacional que regula as relações diplomáticas entre os países signatários, como o Brasil.

Mangue, que em 2002 foi nomeado segundo vice-presidente e encarregado da Defesa e Segurança do Estado, exige condições semelhantes às de chefe de Estado para se defender. Uma das principais prerrogativas reivindicadas pelo africano é a imunidade penal, que impede a prisão ou a extradição por autoridades estrangeiras.

Teodoro Mangue é filho do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que está no poder desde 1979, depois de um golpe de Estado que foi marcado pela violência. O relator do processo no STF é o ministro Teori Zavascki.

Bookmark and Share


Fonte: Agência Brasil





» Tags:Internacional


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.