Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
12º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

29/12/2013 17:27 - Atualizado em 29/12/2013 17:49

Seis cidades do RS continuam sem água neste domingo

Corsan justifica falha no serviço por aumento recorde na demanda e reparos no sistema

Aumento da demanda e reservatórios em baixa agravaram problema<br /><b>Crédito: </b> Mauro Schafer
Aumento da demanda e reservatórios em baixa agravaram problema
Crédito: Mauro Schafer
Aumento da demanda e reservatórios em baixa agravaram problema
Crédito: Mauro Schafer

Moradores de pelo menos seis cidades gaúchas atendidas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), quatro delas na Região Metropolitana, permanecem sem água. A companha justifica o desabastecimento em função da baixa nos reservatórios, decorrente do consumo elevado; da falta de energia elétrica, também em virtude do calor, ou de consertos na rede.

Em Gravataí, o problema atinge cerca de 100 mil clientes desde que uma rede da principal adutora da cidade se rompeu. Com isso, a água só deve retornar de madrugada, mas a normalização do serviço é prevista apenas para segunda-feira (Confira as localidades atingidas abaixo). A previsão é de que o conserto seja concluído às 22h. A Prefeitura já decretou calamidade pública e notificou a Corsan e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) em função da falta d'água constante na cidade.

Em Cachoeirinha, a queda nos reservatórios devido a consumo elevado atinge o abastecimento nos bairros Vista Alegre, Anair, Nova Cachoeirinha, Fátima, Jardim do Bosque e Marechal Rondon. A expectativa é de que a água retorne durante o dia. Em Sapucaia do Sul, manutenção elétrica deixa parte da cidade sem água. Ainda não há previsão para normalização. Em Viamão, uma falta de energia elétrica, ocorrida ontem, no 1º recalque (Rio Gravataí) atinge o abastecimento em toda a cidade, com exceção do Centro. Na Vila Santa Isabel, a normalização completa só deve ocorrer à noite.

No Sul do Estado, a falta d'água persiste em parte de Capão do Leão, onde o sistema tende a se normalizar ao longo do dia, e no Chuí, onde ainda não há previsão para que a água retorne. No primeiro, o consumo reduziu os níveis do reservatório e, no segundo, falta energia elétrica para o bombeamento.

Em meio aos inúmeros problemas apontados no seu sistema após a onda de calor, a Corsan se pronunciou neste domingo. A companhia promete normalizar o abastecimento até o início da noite desta segunda-feira em todos os pontos. O superintendente regional da Corsan, Alexandre Andriola, afirmou que apesar do prazo dado para a normalização do abastecimento, na madrugada de hoje, o processo irá demorar um pouco mais.

“Sabemos que os reservatórios estão secos e até encher todos irá demandar mais tempo”, projetou. O transtorno enfrentado pela população seria justificado pelo rompimento de uma adutora e pelo aumento do consumo de água. Andriola comenta que, em 48 anos da Corsan, neste mês foi alcançado o maior índice no aumento da demanda de água. “Chegamos a 40%. É uma demanda muito acima do normal”, justificou.

Segundo Andriola, a média de cada residência aumentou. “A média normal durante o ano é de 10 metros cúbicos de uso por residência, no mês de dezembro o número geralmente aumenta para 13 metros. Para a nossa surpresa, neste mês a quantidade foi superior, chegamos a 14 metros por residência”, explicou. A Corsan trabalha no conserto da adutora desde o rompimento, que aconteceu na noite de sábado, e após promete a normalização. “Estamos trabalhando para que a situação seja normalizada logo e, assim que o conserto for concluído, os moradores irão voltar a ter água em suas casas”, assinalou.

Os seguintes bairros estão sem água em Gravataí:

Vila Imperial
Vila Neila
Vila Cledi
Padre Reus
Sagrada Família
Santa Cecília
Xará
Loteamento Princesas
Jardim das Acácias
Jardim do Cedro
Parque Itatiaia
Granville
Sol Nascente
Sítio Gaúcho
Altaville
Parque dos Anjos
Loteamento da Lagoa
Deolinda Goulart
Moradas do Sobrado
Morada Gaúcha
Sítio do Sobrado
Dona Mercedes
Vila Mato Alto
Parque Girassol
Dona Idalina
Parque Sinimbu
Ambrosina Fonseca
Viviane Cristina
Distrito Industrial
Passo das Pedras
Oriço
Dom Feliciano
Flamboiant
Jardim Timbauva
Parque São Vicente
Vila Nara
Vila Santa Cruz
Vila Natal
Salgado Filho
Aliança
União
Jansen
Jaqueline
Boa Vista (Morro do Coco)
São Geraldo
Cohab B
Cohab C
Bom Sucesso
Auxiliadora
Nova Conquista
Néopolis
Por do Sol


Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.