Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
13º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Ciência

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

02/01/2014 23:44 - Atualizado em 02/01/2014 23:54

Mars One seleciona 1.058 candidatos a exploradores espaciais

Missão ambiciosa pretende fundar colônia em Marte a partir de 2025

Missão ambiciosa pretende fundar colônia em Marte a partir de 2015<br /><b>Crédito: </b> Mars One/Divulgação CP
Missão ambiciosa pretende fundar colônia em Marte a partir de 2015
Crédito: Mars One/Divulgação CP
Missão ambiciosa pretende fundar colônia em Marte a partir de 2015
Crédito: Mars One/Divulgação CP

O ambicioso projeto holandês Mars One anunciou, nesta quinta-feira, a seleção de pouco mais de mil candidatos a exploradores espaciais. Eles foram pré-selecionados para participar de missão que tentará formar a primeira colônia no planeta Marte, em 2025.

Os escolhidos estavam entre 200 mil candidatos de 140 países, que se inscreveram para fazer parte da primeira onda de colonização do Planeta Vermelho. No total, 1.058 candidatos passaram à segunda fase da seleção. "O desafio era separar os que pensamos ser capazes - mental e fisicamente - para a missão de embaixadores humanos em Marte dos que não levam o desafio a sério", definiu Bas Lansdorp, fundador e presidente da Mars One.

A Mars One vai selecionar agora, em várias fases, os 24 colonos que devem viajar a Marte em seis grupos de quatro pessoas. O detalhe "complicado" da expedição é que os colonos jamais poderão regressar à Terra. O projeto prevê passagem apenas de ida e que os exploradores vivam em pequenos habitats planejados para armazenar águas, produzir oxigênio. Eles terão de encontrar fontes viáveis de sobrevivência e cultivar seus próprios alimentos.

O projeto enfrenta muito ceticismo, mas entre seus apoiadores está o Nobel holandês Gerard 't Hooft, ganhador do prêmio de Física em 1999, que aparece em um vídeo promovendo a Mars One no site de financiamento coletivo Indiegogo. Até agora, as agências espaciais ao redor do mundo só conseguiram enviar sondas robóticas a Marte, sendo a última a Curiosity, da Nasa, estimada em US$ 2,5 bilhões, e que pousou no planeta vermelho em agosto de 2012.


Bookmark and Share

Fonte: AFP





» Tags:Ciência Geral Marte


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.