Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
19ºC
Amanhã
16º 21º


Faça sua Busca


Notícias > Ensino

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

04/01/2014 18:58 - Atualizado em 04/01/2014 19:10

Vestibular da Ufrgs começa neste domingo

Cerca de 42 mil candidatos vão buscar vaga na universidade em 63 locais de prova

Cerca de 42 mil candidatos vão buscar vaga na universidade em 63 locais de prova<br /><b>Crédito: </b> Pedro Revillion/CP Memória
Cerca de 42 mil candidatos vão buscar vaga na universidade em 63 locais de prova
Crédito: Pedro Revillion/CP Memória
Cerca de 42 mil candidatos vão buscar vaga na universidade em 63 locais de prova
Crédito: Pedro Revillion/CP Memória

O primeiro dia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) será neste domingo, com a aplicação das provas de Física, Língua Estrangeira Moderna e Literatura de Língua Portuguesa para cerca de 42 mil candidatos. Serão quatro dias de concurso, em 63 locais: 52 em Porto Alegre; e mais 11 no Interior (em Bento Gonçalves são seis; e em Imbé/Tramandaí, cinco). Os gabaritos preliminares serão divulgados às 17h de cada dia; e as médias das notas e os índices de abstenção sairão no dia posterior ao da prova.

Os portões dos locais de aplicação dos exames serão abertos às 8h e fechados, pontualmente, às 8h30min. Conforme a Comissão Permanente de Seleção (Coperse), não será permitido o ingresso de candidatos após o fechamento. Por esse motivo, a organização do certame aconselha os estudantes a conhecerem o trajeto até o local de prova e chegar com antecedência de, pelo menos, meia hora.

Não será permitido o uso de celular ou aparelhos eletrônicos, que não devem ser levados. Os candidatos terão quatro horas e meia para realizar a prova, e somente poderão sair das respectivas salas duas horas após o seu início. O gabarito deve ser preenchido, obrigatoriamente, com caneta esferográfica de cor preta ou azul.

Cada uma das três provas realizadas neste domingo contará com 25 questões objetivas. Os exames de Língua Estrangeira Moderna poderão ser respondidos em um dos cinco idiomas indicados no edital, de acordo com a escolha feita previamente pelo candidato. Os idiomas com mais inscrições são Inglês (22.999) e Espanhol (18.801). Existem, ainda, inscritos para Italiano (103), Francês (78) e Alemão (64).

O processo seletivo da Ufrgs segue na segunda-feira, com as provas de Língua Portuguesa e Redação; na terça-feira será a vez de Biologia, Geografia e Química; e a seleção se encerra quarta-feira (08/01) com os exames de Matemática e História.

Normas rígidaz


A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) da Ufrgs prevê normas rígidas de segurança, que constam no edital do concurso e que devem ser obedecidas pelos candidatos. Entre elas está a coleta da impressão digital de todos os vestibulandos durante os quatro dias de provas.

No período de exames, não serão permitidas consultas de qualquer natureza; nem o uso ou porte de telefone celular, pagers, fones de ouvido ou outros aparelhos eletrônicos e/ou similares. A comissão do concurso também não ficará responsável pela guarda de quaisquer objetos (que serão acondicionados em embalagem plástica, fornecida na hora, e lacrada até o momento da saída do aluno do local de prova).

A revista eletrônica, com o uso de detectores de metal, poderá ser feita durante o exame. O candidato só poderá manter consigo e, em lugar visível, os seguintes objetos: caneta esferográfica azul ou preta, lápis, borracha, documento de identidade e uma garrafa transparente de água ou refrigerante, sem rótulo. Não será permitido o uso de bonés, chapéus e assemelhados.

Ao término da prova, o candidato entregará ao fiscal da sala a folha de respostas e o caderno de questões. A Coperse lembra que é expressamente proibido copiar e levar as respostas por ele assinaladas. O caderno de questões será devolvido na prova do dia seguinte, a exceção no último dia, quando o aluno poderá levar após a realização do exame. Será de responsabilidade do candidato o preenchimento e a transcrição para folha de respostas e folha de redação.


Bookmark and Share



Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.