Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
13º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Ensino

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

05/01/2014 22:00 - Atualizado em 05/01/2014 22:02

Sisu abre a disputa por vagas públicas nesta segunda

Sistema nacional online seleciona candidatos pela nota do Enem

Começa nesta segunda-feira a maratona de inscrições online no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) para cerca de 5 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Com a nota do Enem, os participantes poderão escolher e concorrer — até sexta-feira (10/1) — a vagas em cursos ofertados em 115 instituições de Ensino Superior no país. São 171.756 vagas, em 4.731 cursos.

Pelo Sisu, o bom desempenho no Enem é que abre portas e possibilidades de opção de curso e instituição que o candidato deseja. No sistema, o ponto de corte da seleção será divulgado diariamente, indicando as possibilidades de o candidato se classificar. Por isso, a tarefa de acompanhar o quadro de vagas ocorrerá durante esta semana, em consulta que pode ser feita a qualquer hora do dia. Nesta 1ª fase do processo, o estudante poderá realizar até duas opções de curso; e precisa ter feito o Enem 2013 sem ter tirado zero na Redação.

A inscrição no Sisu/MEC é feita nos sites www.sisu.mec.gov.br ou www.mec.gov.br. E, no próprio sistema, o candidato pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas de chamadas e de matrículas, resultados e lista de espera.

No RS, cinco das sete universidades públicas federais aderiram ao Sisu/MEC e adotam o Enem como processo seletivo único para ingresso acadêmico. São elas: UFCSPA. UFPel, Furg, Unipampa, UFFS; além da Uergs (estadual) e dos três institutos federais de Educação Superior e Tecnológica (IFRS, IFSul e IFFarroupilha). A Ufrgs definiu que a partir de 2015 terá 30% de suas vagas para disputa via Sisu; neste ano, só aceita a nota do Enem como plus na avaliação final.

Dados do MEC revelam que, em 2014, o Sisu ampliou vagas (33%) e cursos (26%), em relação ao primeiro semestre de 2013. No Brasil, a maior concentração de vagas no Ensino Superior público está na região Nordeste (40%), seguida por Sudeste (28%), Sul (13%), Centro-Oeste (12,5%) e Norte (7%).

Bookmark and Share

Fonte: Ema Belmonte / Correio do Povo





» Tags:Enem Ensino Sisu


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.