Porto Alegre, segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

  • 06/01/2014
  • 12:37
  • Atualização: 13:00

Clássico da literatura é tema de Redação do vestibular da Ufrgs

Candidatos tiveram que discorrer sobre livro importante na vida

Candidatos tiveram que discorrer sobre livro importante na vida | Foto: Samuel Maciel

Candidatos tiveram que discorrer sobre livro importante na vida | Foto: Samuel Maciel

  • Comentários
  • Correio do Povo

Os candidatos a uma vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) tiveram que discorrer nesta segunda-feira sobre um clássico da literatura. O tema da Redação exigiu dos estudantes citar sua obra clássica, explicar por que ela mereceu lugar de destaque em sua vida e apresentar argumentos que justificassem a escolha.

• Abstenção supera 20% no primeiro dia de provas

Para servir de referência à elaboração do texto, foram fornecidos aos vestibulandos trechos de texto da filósofa Carolina Araújo que citam o escritor Ítalo Calvino, com opiniões complementares sobre o que torna clássica uma obra. Para a filósofa, além de servir como referência acadêmica à formação, o clássico também se destaca por reinventar o passado, atuando em sintonia com o presente. Na opinião de Calvino, um clássico “ é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer”.

Os candidatos precisavam elaborar uma dissertação, com um título e extensão mínima de 30 linhas e máxima de 50 linhas. A redação é avaliada em duas etapas, a analítica e a holística, por diferentes corretores. Caso haja discrepância entre as notas, o texto será analisado por um terceiro examinador, que irá ponderar e equilibrar as duas avaliações anteriores.

Hoje os vestibulandos realizam exames de Língua Portuguesa e Redação. O teste continha 25 questões de múltipla escolha e uma parte específica que corresponde à redação. Cada prova equivale a 50% do total da nota.  Os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder às questões e escrever a redação. O gabarito será divulgado às 17h no site da Ufrgs.

Bookmark and Share


TAGS » Vestibular, Ensino, Ufrgs