Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

  • 06/01/2014
  • 18:40
  • Atualização: 18:42

Rio cria batalhão para grandes eventos e multidões

Similar ao Choque, quartel terá cerca de 500 policiais

  • Comentários
  • Agência Brasil

O Diário Oficial do Estado do Rio publica nesta segunda-feira resolução da Secretaria de Estado de Segurança que cria o Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos, sem aumento de despesas ou de efetivo da Polícia Militar (PM). O foco é a atuação da PM, “onde houver a presença de multidões, seja em manifestações populares, jogos de futebol ou qualquer outro evento esportivo ou cultural”.

De acordo com a resolução, o objetivo do novo batalhão é dotar a PM de “instrumentos especializados, eficazes e inteligentes para sua atuação no campo do policiamento ostensivo, visando à preservação da ordem pública em locais públicos”. O texto destaca a necessidade de policiais “especializados e treinados para atuar dentro de uma doutrina de policiamento de proximidade, através do emprego de equipamentos e técnicas próprias, visando a gestão de multidões”.

Segundo a PM, o batalhão está em atividade há três meses, com cerca de 500 policiais, e a publicação de hoje foi para tornar oficiais as operações do grupo. O anúncio da criação do batalhão foi feito em setembro, após as manifestações do Dia da Independência. Os policiais foram remanejados de outras unidades operacionais e administrativas da corporação e reforçaram o patrulhamento nas manifestações do ano passado e no réveillon, além de fazer parte do policiamento nas praias neste verão.

A corporação informa que a principal atribuição do batalhão é atuar "em agendas esportivas, shows e espetáculos com grande concentração de público”, e que os agentes passaram por treinamento específico “de mediação de conflito e de controle de distúrbios, bem similares aos do Batalhão de Choque”.

Bookmark and Share