Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 06/01/2014
  • 23:15
  • Atualização: 23:16

RS terá dia de calorão e pancadas de chuva nesta terça-feira

Máximas voltam a se aproximar dos 40°C em picos de calor do Estado

  • Comentários
  • Metsul

O sol aparece com nuvens nesta terça-feira no Rio Grande do Sul, com maior presença de nebulosidade da tarde para a noite, quando o forte aquecimento associado à umidade mais alta deve estimular a formação de nuvens carregadas. Por isso, pancadas de chuva devem atingir vários pontos do Estado na segunda metade do dia.

Algumas serão fortes em pontos isolados e não se afasta o risco de temporais localizados por conta da atmosfera aquecida. Será outro dia de calorão na maioria das regiões. Em Porto Alegre, a chance de chuva é maior na quarta-feira.

As mínimas são amenas, com 14°C em São José dos Ausentes e 16°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem chegar aos 38°C em Santana do Livramento e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 37°C.

Em pleno verão, foi registrada nesta segunda-feira a primeira temperatura negativa de 2014 no Brasil: -0,1ºC em estação automática particular dentro do Parque Nacional de Itatiaia, a 2.451 metros de altitude, no Rio de Janeiro. A marca foi atingida muito em consequência do ar seco e do resfriamento induzido pelo relevo, já que rádiosondagem por balão feita no aeroporto do Galeão mostrou temperatura de 14ºC a 2.400.

No RS, a menor temperatura da segunda-feira na rede do Instituto Nacional de Meteorologia foi ainda baixa para janeiro, com 11,9ºC em Cambará do Sul. Mas o que predominou foi o calor, com marcas acima de 35ºC no Centro e no Oeste gaúcho.

Modelos indicam a permanência de ar quente de origem tropical sobre o RS nos próximos dias. Pancadas de chuva devem aliviar o calor em alguns dias, caso de quarta que terá instabilidade mais ampla.

Bookmark and Share