Correio do Povo

Porto Alegre, 30 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
17º 24º


Faça sua Busca


Notícias > Polícia

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

07/01/2014 11:23 - Atualizado em 07/01/2014 11:36

Onze pessoas são presas em operação "Carga Pesada"

Deic desarticulou quadrilha interestadual de roubo de caminhões

Onze pessoas são presas em operação Carga Pesada<br /><b>Crédito: </b> Polícia Civil / Divulgação / CP
Onze pessoas são presas em operação Carga Pesada
Crédito: Polícia Civil / Divulgação / CP
Onze pessoas são presas em operação Carga Pesada
Crédito: Polícia Civil / Divulgação / CP

Onze pessoas foram presas pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) durante a operação "Carga Pesada", deflagrada nesta terça-feira. Coordenada pela Delegacia de Repressão a Roubos de Veículos (DRV), a ofensiva desarticulou uma quadrilha interestadudal especializada no furto, roubo, clonagem e desmanche de caminhões. Entre os presos, estão três líderes da organização criminosa responsável por se apossar de mais de 50 caminhões apenas durante as investigações, iniciadas em abril do ano passado.

Outros quatro envolvidos já haviam sido capturados ao longo do trabalho investigativo. A ação mobilizou 60 agentes em 15 viaturas, sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e outros 12 mandados de prisão em Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Vacaria, além de Araranguá (SC), Sombrio (SC) e São Paulo (SP).

Segundo o titular da DRV, delegado Juliano Ferreira, em torno de 20 veículos foram recuperados. “Eles eram levados nos horários do almoço e janta em postos de combustíveis", explicou. O titular da DRV disse ainda que os criminosos retiravam ou destruíam os rastreadores instalados nos veículos.

Um dos líderes foi preso em um sítio, em Farroupilha, onde os agentes da Deic já haviam apreendido antes 15 caminhões. As duas outras lideranças foram encontradas em Gravataí e Canoas. “A quadrilha agia há mais de dez anos sobretudo na Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra”, observou o delegado, acrescentando que os três são veteranos neste tipo de crime e já foram detidos em outras ações do Deic no passado.

Juliano Ferreira lembrou que, em alguns casos, as vítimas eram extorquidas para reaver o caminhão. “Elas pagavam e nem sempre recebiam o veículo de volta”, afirmou. O titular da DRV revelou que  Parte dos veículos furtados e roubados ou suas peças tinham como destino Santa Catarina e São Paulo.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo





» Tags:Polícia

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.