Correio do Povo

Porto Alegre, 16 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
13ºC
Amanhã
14º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

08/01/2014 11:54 - Atualizado em 08/01/2014 12:06

Papa Francisco suprime título de “monsenhor” na Igreja

Vaticano já informou embaixadores da Santa Sé do mundo inteiro sobre medida

O papa Francisco, que deseja uma igreja mais humilde e próxima das pessoas, decidiu suprimir os títulos honorários, entre eles o de "monsenhor". A medida foi tomada há várias semanas, mas divulgado apenas nesta quarta-feira pela imprensa italiana. O secretário de Estado do Vaticano enviou uma carta aos anúncios ou embaixadores da Santa Sé em todo mundo informando aos bispos sobre a medida.

O único título que os bispos poderão conservar é o de "capelão de Sua Santidade", afirma o texto, que enfatiza que a medida não tem caráter retroativo e, por isso, muitos eclesiásticos da Cúria Romana, o governo central, continuarão mantendo o título de monsenhor.

Em 1968, o papa Paulo VI, fonte de inspiração para Francisco, reduziu o número de títulos honorários dentro da Igreja, que eram de 14. A medida está de acordo com o desejo do papa jesuíta de reformar a Igreja de forma gradual.

Bookmark and Share

Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.