Porto Alegre, domingo, 23 de Novembro de 2014

  • 12/01/2014
  • 16:11
  • Atualização: 16:12

TRE abre processo de revisão biométrica em mais cinco municípios gaúchos

Número de eleitores que já forneceram as digitais para votar está próximo de 700 mil no RS

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

Os eleitores dos municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Cristal do Sul, Carlos Gomes, Centenário e São Jorge iniciarão a revisão biométrica nesta segunda-feira, informa o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O processo consiste no registro da foto e das digitais do eleitorado. A meta é ampliar a segurança no momento da votação - em municípios em que tenha havido a revisão biométrica, o acesso à urna ocorre após a conferência da digital do eleitor. É necessária a apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de residência. O eleitor pode agendar o atendimento.

O comparecimento à revisão é obrigatório. Os eleitores dos municípios revisados que não comparecerem ao cartório eleitoral terão os títulos cancelados, entre outras sanções. Em todo o Rio Grande do Sul, 166 municípios já completaram o processo de revisão biométrica. Outras 15 localidades seguem realizando o procedimento. Com isso, a expectativa do TRE de fazer o recadastramento em 184 cidades até março deve ser superada. Em fevereiro, é a vez de os eleitores de Relvado renovarem o registro.

Somando-se o número de eleitores já recadastrados ao eleitorado de Canoas (cuja revisão biométrica ocorreu entre 2009 e 2010), o Rio Grande do Sul já soma 689.137 eleitores registrados no sistema. Confira aqui as cidades submetidas à revisão biométrica no Estado.

Bookmark and Share


TAGS »