Porto Alegre, quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

  • 13/01/2014
  • 09:22
  • Atualização: 10:01

Divulgada lista de aprovados em primeira chamada no Sisu

No Rio Grande do Sul cinco universidades públicas federais aderiram ao programa

  • Comentários
  • Correio do Povo

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na manhã desta segunda-feira o resultado dos estudantes aprovados em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista pode ser conferida no site do programa.  O resultado pode ser consultado também nas instituições participantes e na Central de Atendimento do Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

• Abertas inscrições para primeira edição do ProUni de 2014

Os convocados devem fazer a matrícula no período de 17 a 21 deste mês. O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. Quem não comparecer à instituição na data prevista perderá a vaga. O selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 de janeiro e a matrícula dos estudantes selecionados poderá ser feita de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. O estudante que não for selecionado em nenhuma das duas chamadas ou for selecionado na segunda opção poderá participar da lista de espera. A adesão deverá ser feita também no site do Sisu, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.

O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

No Rio Grande do Sul, cinco das sete universidades públicas federais aderiram ao Sisu/MEC e adotam o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como processo seletivo único para ingresso acadêmico. São elas: UFCSPA. UFPel, Furg, Unipampa, UFFS; além da Uergs (estadual) e dos três institutos federais de Educação Superior e Tecnológica (IFRS, IFSul e IFFarroupilha). A Ufrgs definiu que a partir de 2015 terá 30% de suas vagas para disputa via Sisu; neste ano, só aceita a nota do Enem como plus na avaliação final.

Dados do MEC revelam que, em 2014, o Sisu ampliou vagas (33%) e cursos (26%), em relação ao primeiro semestre de 2013. No Brasil, a maior concentração de vagas no Ensino Superior público está na região Nordeste (40%), seguida por Sudeste (28%), Sul (13%), Centro-Oeste (12,5%) e Norte (7%).

Bookmark and Share