Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 16/01/2014
  • 15:30
  • Atualização: 16:19

Primeiro rolezinho em shopping da Capital será organizado por universitários

Ato marcado para este domingo terá pão com mortadela e refrigerante popular

  • Comentários
  • Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

Diferentemente dos rolezinhos que vêm ocorrendo desde o final do ano passado em São Paulo, quando jovens da periferia passeiam em massa por shoppings, o primeiro movimento em Porto Alegre está sendo promovido por universitários. O objetivo dos quatro organizadores, entre os quais três cursam ensino superior, é chamar a atenção para a desigualdade social do País e a segregação que ela provoca.

Marcado para a tarde deste domingo no shopping Moinhos de Vento, o primeiro rolezinho porto-alegrense já conta com mais de 300 confirmações pelo Facebook, até as 15h. Na descrição do evento, os organizadores apontam que estão fazendo “uma manifestação pacífica contra a desigualdade e racismo” e “contra toda forma de opressão aos pobres e negros, em especial a brutal e covarde ação diária da polícia militar no Brasil, seja nos shoppings, nas praias ou nas periferias”.

O estudante de Análise de Sistemas Fábio Fleck explica que o ato serve para combater a elitização e o tratamento desigual oferecido a ricos e pobres nos shoppings da cidade. Ele contou que a atividade prevista para o domingo é um piquenique com pão, mortadela e refrigerantes de marcas menos conhecidas.

“Existe um preconceito e sempre existe um pessoal que quer criminalizar qualquer ato. As pessoas têm uma tendência a elitizar a informação, a cultura, quem houve funk, por exemplo, hoje é taxado de criminoso. A gente sabe que existe uma dicotomia social muito grande, que o shopping é elitizado sim. A gente sabe de casos que as pessoas viram a cara, torcem o nariz, quando tem uma pessoa pobre no shopping. O que a gente pretende fazer efetivamente é fazer uma crítica social, levando um pão com mortadela, um refrigerante que não seja de uma marca da elite. Fazer um piquenique”, afirmou o estudante de análise de sistemas.

O Shopping Moinhos de Vento emitiu nota afirmando que “está tomando medidas adequadas a fim de garantir a segurança de seus lojistas e frequentadores ao longo do evento programado para este domingo”. O texto aponta ainda que o empreendimento também está em contato com a Brigada Militar (BM).

Outros rolezinhos

Um grupo de ciclistas realizou no começo desta tarde o primeiro “Rolezinho de Bike” de Porto Alegre. Durante uma hora, no intervalo do almoço, funcionários do Banrisul, da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) pedalaram pela orla do Guaíba até o BarraShoppingSul. O passeio teve saída do terminal do BikePOA na Usina do Gasômetro.

Outro evento está marcado para este sábado em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. O rolezinho será no Bourbon Shopping NH, às 14h.

Bookmark and Share