Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 17/01/2014
  • 09:15
  • Atualização: 09:16

Freeway e BR 116 terão bloqueios neste fim de semana

Instalação de passarela e construção de viaduto devem gerar problemas no trânsito

  • Comentários
  • Correio do Povo e Rádio Guaíba

A BR 290 (Freeway) e a BR 116, em São Lepoldo, terão bloqueios em função de obras neste final de semana. A rodovia que liga Porto Alegre ao Litoral Norte ficará interrompida no domingo, no km 92, para colocação de uma passarela danificada em acidente no dia 24 de dezembro. De acordo com concessionária Concepa, o bloqueio de duas faixas ocorrerá das 7h às 8h45min. Das 9h às 10h, o trânsito será totalmente parada para a colocação da estrutira.

O acesso da BR-116 km 92 estará liberado. Em caso de chuva forte, a ação poderá ser transferida.

BR 116

Já a construção do viaduto de Sapucaia do Sul, na BR-116, volta a gerar bloqueios de pista no sábado. Pela manhã, das 7h às 12h, serão retirados três módulos da passarela metálica provisória instalada junto à avenida Hugo Gerdau. No período da tarde, serão içadas mais nove vigas no sentido interior-Capital da rodovia. Esse serviço deve ser concluído até as 17h.

Pela manhã, a interrupção do tráfego deve ser total nos dois sentidos por cerca de cinco minutos. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a retirada da passarela metálica provisória é necessária para manter a sequência do lançamento de vigas do viaduto.

A operação envolve a remoção de um módulo de 24 metros e dois de 12 metros. Para não prejudicar a travessia de pedestres foi implantada uma segunda passarela provisória sobre a própria estrutura construída do viaduto.
À tarde, para cada lançamento de viga, a faixa esquerda da pista deve ser bloqueada por cerca de 15 minutos, sendo liberada em seguida. Durante o bloqueio o tráfego deve ser desviado para a faixa da direita. O serviço deve ser adiado em caso de chuva intensa.

Das 324 vigas projetadas para o viaduto já foram instaladas 225. De acordo com a construtora, a obra está 65% concluída e deve ficar pronta até o fim do ano. A expectativa é de que o tráfego sobre o viaduto seja liberado em junho, minimizando os congestionamentos no local.


Bookmark and Share