Porto Alegre, domingo, 26 de Outubro de 2014

  • 20/01/2014
  • 10:34
  • Atualização: 10:39

Irã rejeita condições prévias para participar da conferência sobre a Síria

Encontro ocorrerá nesta semana em Genebra, na Suíça

  • Comentários
  • AFP

O Irã, principal aliado regional do regime sírio, participará da conferência de paz Genebra II, mas não aceita as condições prévias para comparecer ao encontro. A declaração foi feita pelpo porta-voz do ministro das Relações Exteriores, Marzieh Afkham.

"Com base no convite oficial (do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon), o Irã participará desta conferência sem condições prévias", declarou a porta-voz. O Irã se comprometeu a ter "um papel positivo e construtivo" para colocar fim ao conflito sírio, afirmou no domingo Ban, quando anunciou o convite feito a Teerã.

No entanto, Washington, Paris e Londres disseram nesta segunda-feira que, para poder participar da conferência de paz sobre a Síria prevista para começar na quarta-feira, Teerã deveria aceitar o comunicado adotado em Genebra no dia 30 de junho de 2012 que pede um governo de transição na Síria.

Para a Rússia, outro aliado de Damasco, a ausência do Irã na conferência seria "um erro imperdoável". Por sua vez, a oposição síria ameaçou se retirar da conferência se o convite ao Irã se mantiver.


Bookmark and Share


TAGS » Irã, ONU, Síria