Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 22/01/2014
  • 21:45
  • Atualização: 21:48

Prefeitura define regras para instalar bicicletários em Porto Alegre

Equipamentos devem ter cores neutras e preservar espaço de dois metros no passeio de pedestres

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) regulamentou a instalação de bicicletários em Porto Alegre, conforme decreto municipal. O objetivo é incentivar as empresas e comércios a implantarem esses equipamentos de forma adequada, facilitando o acesso dos ciclistas.

A principal orientação é deixar uma faixa livre no passeio de, no mínimo, dois metros para os pedestres e cadeirantes circularem. Além disso, os equipamentos devem ter cores neutras (cinza, preta ou branca) e não podem possuir arestas vivas (quinas), capazes de provocar acidentes. A vinculação de publicidade não é permitida.

Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, essa regulamentação é mais uma ação para incentivar a cultura da da bicicleta. “Implantamos as ciclovias, o BikePoa, agora queremos motivar os proprietários de empresas e comércios a instalarem bicicletários, para que os ciclistas tenham locais seguros para estacionarem suas bikes”, afirmou.

Para implantar um bicicletário, os proprietários dos comércios devem solicitar a autorização para instalação. Esse pedido deve ser formalizada junto à EPTC (no Atendimento ao Cidadão da empresa, localizado na rua Érico Veríssimo, 100, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h), entregando um projeto ou desenho de como e onde pretende instalar o equipamento. As equipes da EPTC entrarão em contato para dar a liberação ou indicar a maneira correta de implantar.

Bookmark and Share