Porto Alegre, quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

  • 23/01/2014
  • 00:51

Baixo estoque do Hemocentro ameaça cirurgias eletivas no Estado

Local é responsável pelo abastecimento de 52 hospitais da região Metropolitana e Litoral

  • Comentários
  • Correio do Povo

Tradicionalmente no verão as doações de sangue registram quedas, deixando os estoques em estado crítico. Um exemplo preocupante ocorre no Hemocentro do Estado, onde o estoque está 50% menor do que o normal. “Nossas reservas vão durar no máximo mais dois ou três dias. A situação é muito preocupante”, alertou o diretor do Hemocentro, Gerson Basso. O alerta é grande porque sem estoque há o risco de cirurgias eletivas (quando não há urgência) serem canceladas por falta de sangue. Ao todo, o Hemocentro é responsável por abastecer 52 hospitais da Região Metropolitana, Litoral Norte e Capital, como é o caso do Pronto Socorro de Porto Alegre.

Basso explicou que o baixo número de voluntários se dá por uma questão cultural. “Apesar das campanhas e dos estímulos, infelizmente são poucos os doadores fidelizados. Aqueles que periodicamente realizam as doações, sem a necessidade do chamamento”, ressaltou. Homens podem doar a cada dois meses e as mulheres, a cada três.

O baixo número de voluntários fica mais evidente quando se analisa os índices brasileiros com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS prevê que de 3% a 4% da população realize a doação. No Rio Grande do Sul, a média é de 2,7%, enquanto que no país, é ainda menor, de 2,1%.

De acordo com as novas normas do Ministério da Saúde, qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode ser um doador. Entre 16 e 18 anos é preciso apresentar autorizações dos pais ou responsáveis. É necessário pesar mais do que 50 kg, não ter histórico de doenças transmissíveis pelo sangue e estar em boa saúde. O Hemocentro está localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Também abre no primeiro sábado de cada mês. Em fevereiro, em função do feriado, será no dia 8. Informações pelo telefone (51) 3336-6755.

Bookmark and Share