Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 23/01/2014
  • 09:14
  • Atualização: 09:28

China realiza teste de míssil nuclear de longo alcance

Testes foram realizados em momento e tensão nas relações do país com o Japão

  • Comentários
  • AFP

O exército chinês publicou nesta semana imagens de um míssil balístico intercontinental com capacidade suficiente para alcançar o território americano. A divulgação ocorre num momento em que as relações se mantêm tensas por disputas territoriais com seu vizinho japonês, aliado de Washington.

Imagens, nas quais é possível ver militares chineses realizando um lançamento de testes de seu míssil balístico Dongfeng-31, foram publicadas na terça-feira no site do Jornal do Exército Popular de Libertação (APL). Dotados com ogivas nucleares, os foguetes têm um alcance de 8 mil km, segundo especialistas.

Em outras imagens divulgadas pelo site de informação Sohu.com é possível ver soldados com máscaras e roupas de proteção, o que sugere que foi simulado o lançamento de um míssil com capacidade nuclear durante a operação.

O Japão mantém uma forte disputa com a China em torno da soberania do arquipélago desabitado no Mar da China Oriental, controlado por Tóquio sob o nome de Senkaku, e exigido pela China, que o chama de Diaoyu. O conflito se complicou no fim do ano passado, com a decisão unilateral de Pequim de estabelecer uma zona de vigilância aérea sobre uma área do Mar da China Oriental, que inclui o arquipélago em litígio.


Bookmark and Share