Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 24/01/2014
  • 00:00
  • Atualização: 07:01

RS terá intenso calor até chegada de fortes temporais

Abafamento vai gerar sensação de 50°C em alguns pontos do Estado

  • Comentários
  • Metsul

O tempo começa seco, nesta sexta-feira, no Rio Grande do Sul. A temperatura será atipicamente alta ao longo da madrugada e ao amanhecer, acima dos 30ºC em alguns pontos, com vento Norte. O sol aparece com nuvens em todas as regiões, mas chove já de manhã em pontos do Sul e do Oeste com a chegada de uma frente fria.

A frente alcança as demais regiões da tarde para a noite. A MetSul alerta para o alto risco de chuva forte a intensa e temporais com vendavais e granizo, até severos, na virada do tempo. O dia é extremamente abafado antes da instabilidade com sensação ao redor de 50ºC em alguns locais.

Refresca muito no Sul e no Oeste com forte vento Sul e ingresso de ar mais frio no final do dia. As temperaturas poderão desabar até 18°C em relação às marcas que dominaram o clima ao longo da semana.

As mínimas são altas, com 18°C em São José dos Ausentes e 19°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem chegar a 39°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 26°C e 38°C.

Uma frente fria faz com que a instabilidade exploda sobre o Uruguai nesta sexta. A frente encontrará ar muito quente, gerando nuvens pesadas de tempestade. No decorrer do dia, o sistema chega ao Rio Grande do Sul e se desloca pelo Estado. E aí teremos problemas.

A mesma dinâmica que leva aos temporais nos países vizinhos, encontro de massas de ar de características bem distintas (ar muito quente e frio) contribuirá para temporais até o início do sábado no Estado. Preocupa que a frente alcançará a maioria das regiões gaúchas da tarde para a noite, permitindo que haja forte aquecimento antes.

Por chegar nas horas mais quentes do dia, piora o risco de tempo severo que pode trazer danos e transtornos em áreas urbanas e rurais que tiveram temporal como alagamentos, quedas de árvores e postes, falta de luz e destelhamentos. Ainda chove forte na Metade Norte no sábado.

Bookmark and Share