Correio do Povo

Porto Alegre, 1 de Outubro de 2014


Porto Alegre
Agora
19ºC
Amanhã
13º 19º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

26/01/2014 23:03

Segunda-feira marca início de nova onda de calor no RS

Pancadas de chuva ocorrem na maioria das regiões nesta segunda-feira

Tem início nesta segunda-feira uma nova onda de calor aqui no Rio Grande do Sul. Inicialmente não tão forte como a última e mais concentrada nesta semana do Centro para o Norte do Estado. O sol aparece com nuvens nesta segunda na maioria das regiões com períodos de maior nebulosidade no Sul e no Sudoeste gaúcho, onde esquenta menos.

Da tarde para a noite ocorrem pancadas de chuva na maioria das regiões, mas em alguns pontos já pode ter chuva isolada pela manhã, de acordo com a MetSul Meteorologia. Há risco de chuva forte localizada com trovoadas e mesmo registro de granizo muito isolado.

Em Porto Alegre, o dia terá sol e chuva. A mínima é de 21°C nesta segunda-feira e a máxima, de 36°C.

Onda de calor será mais duradoura

Dados de modelos computadorizados da MetSul sugerem que vai se formar no Centro da América do Sul o que se convencionou chamar de um “heat dome”, verdadeira “bolha” enorme de ar extremamente quente associada a uma persistente área de alta pressão que impede o avanço de frentes frias. Este tipo de condição favorece ondas de calor de grande a muito significativa intensidade que, em alguns casos, podem ser muito longas. É o que se desenha para o Estado. Modelos computadorizados com tendência de 15 dias indicam que o final de janeiro e a primeira semana de fevereiro seriam influenciados por esta massa de ar quente com máximas até mais altas que as anotadas na última semana, quando fez quase 40ºC. O calor, inclusive, se intensificaria no começo de fevereiro.

Bookmark and Share

Fonte: MetSul






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.