Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
22º 34º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

30/01/2014 00:53 - Atualizado em 30/01/2014 00:55

Onda de calor histórica segue nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul

Pancadas de chuva forte podem ocorrer no Sul e parte do Oeste

A onda de calor que promete ser muito longa e histórica, potencialmente a mais intensa e ao mesmo tempo duradoura do Rio Grande do Sul, entra no seu quarto dia nesta quinta-feira. O sol aparece com nuvens na maioria das regiões, mas com maior nebulosidade no Sul e parte do Oeste, onde mais uma vez chove a qualquer hora do dia e com alto risco de pancadas fortes e temporais isolados.

Nas demais regiões, pancadas isoladas ocorrem da tarde para a noite com eventuais temporais localizados. O calor, de novo, é mais intenso na região do vales e na Grande Porto Alegre.

As mínimas já são consideravelmente quentes, com 17°C em São José dos Ausentes e 18°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, chegam aos 38°C e podem ultrapassar a marca em Santa Rosa e outras localidades. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 25°C e 38°C.

O avanço de instabilidade numa atmosfera extremamente aquecida gerou temporais em pontos do Sul do Estado nessa quarta, como na praia do Cassino. Em Pelotas, temporal trouxe chuva forte com acumulados até perto de 40 mm. Na maior parte do Rio Grande do Sul, porém, o dia foi de sol e de muito calor.

Porto Alegre teve mais de 40ºC na zona Norte da cidade. Na estação de referência climatológica histórica da Capital, instalada no Jardim Botânico, a máxima de 38ºC foi a segunda mais alta deste século, atrás apenas dos 39,2ºC de 9 de janeiro de 2005.

Não há perspectiva de término tão cedo da onda de calor. A temperatura se elevará ainda mais no começo de fevereiro e a próxima semana terá marcas à sombra de 41ºC a 43ºC em algumas cidades gaúchas. Os modelos de clima com tendências de mais longo prazo sinalizam que a maior parte de fevereiro será muito quente.


Bookmark and Share

Fonte: Metsul






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.