Correio do Povo

Porto Alegre, 2 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
14º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

02/02/2014 23:05 - Atualizado em 02/02/2014 23:26

Semana será de calor extremo e histórico no Estado

Ar extremamente quente trará dias escaldantes e máxima pode superar os 40ºC nesta segunda

A MetSul Meteorologia alerta para os gaúchos se preparem para a semana mais quente dos últimos tempos. Um ar extremamente quente cobre o Rio Grande do Sul e traz uma sequência de dias escaldantes.

As máximas, que neste domingo bateram nos 40ºC, voltam a atingir ou superar a marca nesta segunda-feira. O calor á mais forte na Grande Porto Alegre e nos vales, mas a temperatura estará muito alta em quase todo o Estado.

O sol predomina, mas da tarde para a noite pode ter chuva isolada e temporais localizados, até fortes, sobretudo na Metade Sul.

Níveis perigosos à saúde

O calor será tão extremo que é ameaça à saúde, especialmente em pessoas fragilizadas ou idosas. Por isso, é recomendável evitar esforço físico, hidratar-se com água e sucos e proteger-se do sol.

O calor será a marca da semana com vários dias seguidos de máximas acima de 40ºC, de 41ºC a 43ºC em algumas cidades. Há chance de recordes históricos. Inexiste dúvida que em grande parte do Estado será uma das mais poderosas ondas de calor já registradas, sendo que em algumas cidades, como Porto Alegre, a semana pode ser a mais quente em mais de um século de dados.

O fim de semana foi de calor e temporais. No sábado, o granizo provocou muitos danos na Grande Porto Alegre. No domingo, o calor ganhou força como esperado e o Sul do Estado registrou temporais severos. Pelotas teve vendaval. Em Canguçu, rajadas de 100 km/h.

Novos temporais isolados, alguns fortes a severos, com potencial de danos, sobretudo no Sul e no Oeste, são prováveis nesta semana pelo calor extremo e a maior umidade no Uruguai.


Bookmark and Share

Fonte: MetSul






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.