Porto Alegre, sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

  • 03/02/2014
  • 20:47
  • Atualização: 21:02

Empresa confirma que voo da Capital ao Panamá foi adiado pelo calor

Aumento da temperatura reduz sustentação do ar para a aeronave e provoca medida de segurança

  • Comentários
  • Correio do Povo

A companhia aérea Copa Airlines publicou nota oficial confirmando que seu voo CM 408, que partiria de Porto Alegre ao Panamá, foi adiado por conta do calor excessivo. De acordo com a companhia, as marcas em torno do 40°C geraram "restrições operacionais" para o aparelho decolar às 12h15min do Aeroporto Salgado Filho, como previsto.

Conforme os termômetros se elevam, o ar fica menos denso, o que reduz sua capacidade de sustentação da aeronave. As turbinas a jato também tem sua performance diminuída. Ambos os fatores exigem uma distância maior de pista para o avião atingir velocidade e decolar com segurança. Sem a informação precisa dentro das características de decolagem do Salgado Filho, a Copa Airlines manteve os passageiros em solo e a viagem foi remarcada para a 0h30min desta terça-feira.

Segundo a empresa, foram cumpridas as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Todos os passageiros receberam hospedagem, alimentação e traslados. Além disso, seus voos de conexão não foram comprometidos.


Bookmark and Share