Porto Alegre, quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

  • 06/02/2014
  • 23:54
  • Atualização: 23:57

Onda de calor segue muito forte nesta sexta-feira no RS

Sol predomina, mas Estado poderá ter pancadas de chuve, inclusive com granizo

  • Comentários
  • Metsul

A mais longa onda de calor extremo dos últimos 100 anos não dá trégua no Rio Grande do Sul nos próximos dias. A sexta-feira será outro dia de castigar com máximas excepcionais e atípicas. Em muitos locais os termômetros podem não subir tanto quanto nessa quinta, mas vão seguir ao redor ou acima dos 40ºC.

O sol predomina no Estado com mais nuvens no Sul, onde esquenta menos, e da tarde para a noite ocorrem pancadas isoladas de chuva, fortes e com risco de temporais, inclusive com vento e granizo em setores localizados. O fim de semana terá sol, calor extremo e chuva ou temporais isolados de verão.

As mínimas seguem altas mesmo na madrugada, com previsão de 19°C para São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, devem atingir 42°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 26°C e 40°C.

O 6 de fevereiro de 2014 foi o dia oficialmente mais quente em Porto Alegre em 71 anos e reescreveu a história climática da cidade que conta com medições ininterruptas desde o ano de 1910. A máxima na estação convencional do Inmet, no Jardim Botânico, usada na climatologia histórica oficial da cidade foi de 40,5ºC. É a segunda maior na Capital desde o começo das medições, apenas 0,2ºC do recorde absoluto 40,7°C.


Bookmark and Share