Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
19ºC
Amanhã
13º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

07/02/2014 23:36 - Atualizado em 07/02/2014 23:37

Onda de calor não dá trégua e RS terá sétimo dia acima dos 40°C

Pancadas de chuva e temporais localizados podem ocorrer, mas não trazem alívio no domingo

A impiedosa e histórica onda de calor não dá trégua e o Rio Grande do Sul terá neste sábado o sétimo dia seguido com máximas acima de 40ºC. O sol predomina no Estado, contudo nuvens se formam devido ao aquecimento e ocorrem pancadas localizadas de chuva da tarde para a noite, ocasionalmente fortes e com risco de temporais isolados, como o que trouxe estragos a Passo Fundo nesta sexta.

A MetSul Meteorologia alerta que a massa de ar quente deve ganhar ainda mais força neste domingo. A previsão é de uma tarde escaldante com máximas extremas pouco antes do Gre-Nal.

As mínimas seguem quentes por todo o RS, com 19°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, devem alcançar 42°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 26°C e 40°C.

O Rio Grande do Sul teve o sexto dia seguido com máximas na casa dos 40ºC nesta sexta, o que é muito raro. Os termômetros bateram em 42ºC tanto no Noroeste como no Vale do Paranhana. Em Porto Alegre, a máxima pelo Sistema Metroclima foi de 41,4ºC na zona Norte.

No Prata, Buenos Aires e Montevidéu tiveram uma sexta de muitos transtornos pela chuva acima de 100 mm com inundações. Há 2 mil desabrigados no Uruguai e outros 2 mil na parte Norte da província de Buenos Aires. Devido à “emergência climática”, os policiais de Montevidéu tiveram sua folga de fim de semana suspensa.

A chuva extrema decorre do bloqueio atmosférico que mantém a instabilidade concentrada por vários dias no Prata enquanto o Centro-Sul do Brasil experimenta um período de aquecimento sem precedentes no último século. Até quarta choverá muito no Uruguai, o que agravará as enchentes. No mesmo período, o Rio Grande do Sul seguirá com dias tórridos acima de 40ºC. Entre quinta e sexta da semana que vem poderá chegar alívio do calorão.

Bookmark and Share

Fonte: Metsul







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.