Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
11º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

10/02/2014 15:20 - Atualizado em 10/02/2014 15:26

Náufrago inicia viagem de volta a El Salvador

Voluntários e jornalistas estavam no aeroporto para ver o embarque de Salvador José Alvarenga

Salvador José Alvarenga apresentava boa aparência antes do embarque <br /><b>Crédito: </b> AFP / CP
Salvador José Alvarenga apresentava boa aparência antes do embarque
Crédito: AFP / CP
Salvador José Alvarenga apresentava boa aparência antes do embarque
Crédito: AFP / CP

O náufrago salvadorenho que disse ter passado mais de um ano à deriva no Oceano Pacífico antes de finalmente aportar nas Ilhas Marshall começou a viagem de volta ao seu país nesta segunda-feira.

Cerca de 50 funcionários, voluntários e jornalistas estavam no aeroporto para ver o embarque do pescador Salvador José Alvarenga para o seu país de origem. Ele irá fazer uma escala no Havaí para depois seguir para El Salvador.

O pescador estava com boa aparência e caminhava sem ajuda de outras pessoas.

No aeroporto, Alvarenga agradeceu as pessoas que o socorreram. "Obrigado pelo apoio, pelo apoio de seu povo", disse ele ao presidente das Ilhas Mashall, Christopher Loeak, que acompanhou o embarque. Alvarenga fará a viagem acompanhado por um funcionário da embaixada de El Salvador no Japão.

Ele contou às autoridades que saiu do México no fim de 2012 com outro pescador, que morreu depois, para pescar tubarões e foi arrastado por uma tempestade, ficando à deriva em alto-mar.

A embarcação de Alvarenga teria percorrido mais de 10 mil quilômetros no Oceano Pacífico e foi socorrida por moradores das Ilhas Marshall no final do mês passado. Ele disse que sobreviveu durante estes meses à base de peixes, aves e tartarugas.

Após ser salvo, Alvarenga ficou se recuperando em um hospital e depois foi encaminhado a um hotel em Majuro, capital das Ilhas Marshall.

A aparência animada do náufrago na segunda-feira passada, quando saudou centenas de pessoas após desembarcar em Majuro, capital das Ilhas, provocou dúvidas sobre sua história. Na quinta-feira, porém, o pescador fez outra aparição pública e pareceu bastante debilitado.

Bookmark and Share



Fonte: AE







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.