Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

  • 11/02/2014
  • 16:10
  • Atualização: 16:12

Obama afirma que EUA e França enfrentarão desafios juntos

Líderes falaram sobre combate ao terrorismo e resolução de conflitos no Oriente Médio

Hollande e Obama discursaram na Casa Branca | Foto: Jewel Samad / AFP /CP

Hollande e Obama discursaram na Casa Branca | Foto: Jewel Samad / AFP /CP

  • Comentários
  • AFP

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande, ressaltaram nesta terça-feira que seus países estão trabalhando juntos para enfrentar muitos desafios globais, no início da visita do líder francês à Casa Branca.

"Mais países devem reforçar e assumir responsabilidades de liderança, e isso é o que os Estados Unidos e a França estão fazendo juntos", disse Obama ao lado de Hollande.

Já o presidente francês destacou que Paris e Washington atuam em conjunto em questões como o combate ao terrorismo, a luta contra as mudanças climáticas, a não-proliferação de armas de destruição em massa e a resolução dos conflitos no Oriente Médio e na África.

Hollande foi recebido com todas as honras no jardim da Casa Branca, onde foram ouvidos os hinos nacionais e o presidente francês passou as tropas em revista.

Os dois presidentes fizeram uma longa reunião no salão Oval, antes de conceder uma entrevista coletiva à imprensa.
Hollande iniciou na segunda-feira a visita de três dias aos Estados Unidos com uma breve viagem a bordo do Air Force One, passando por Monticello (Virginia, 200 km a sudoeste de Washington), santuário do terceiro presidente americano, Thomas Jefferson.

A agenda dos presidentes inclui temas como a guerra na Síria, o programa nuclear iraniano, a crise política na Ucrânia e a situação no norte da África.

Mas Obama e Hollande devem abordar assuntos mais espinhosos, como as denúncias de espionagem americana.

Esta é a primeira visita de Estado de um presidente francês aos Estados Unidos desde 1996.

Bookmark and Share